Por Leonardo Henrique
O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), afirmou que o ministro da Justiça, Flávio Dino, indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), fará um “brilhante” trabalho na corte.
Apesar disso, Ciro disse acreditar que o ministro passará por dificuldades. “Acho que Dino vai brilhar no Supremo, embora vá sofrer uma transição que vai exigir dele muita delicadeza e habilidade”, declarou. “É indisfarçável que ele vai chegar ‘sob suspeição’ de ter sido um político indicado pelo Lula”.
Contudo, Ciro Gomes afirmou que Flávio Dino, por sua trajetória no âmbito jurídico, tem habilidades para se desvencilhar de tais empecilhos, embora sejam questões “não tão simples nem tão triviais”, conforme disse.
“Na sabatina mesmo ele já vai ter que driblar o antagonismo bolsonarista porque, como faccioso, digamos assim, do nosso lado, ele acabou escolhendo esse lugar de campeão do enfrentamento do bolsonarismo”, projetou Ciro.
Flávio Dino foi indicado pelo presidente Lula para ocupar a vaga da ministra Rosa Weber, atual presidente do STF, que está de saída da corte por atingir os 75 anos, idade máxima para permanecer entre os membros da corte.
Por 12 anos, Dino atuou como juiz federal e é professor licenciado do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A partir de então, dedicou-se à carreira política, tendo sido deputado federal e governador maranhense entre 2015 e 2022.
No ano em que saiu do governo estadual, candidatou-se a senador pelo Maranhão, elegendo-se com 62,41%, o que representou cerca de 2,1 milhões de votos. Chegou a assumir o cargo, mas logo licenciou-se, pois foi nomeado ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula.