Vice-governadora do Ceará Jade Romero presencia terremoto durante viagem ao Marrocos

Por Leonardo Henrique

A vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB), informou, através das redes sociais, que sentiu, ao lado de sua comitiva, o terremoto de magnitude 6,8 (escala Richter), em Marrakech, Marrocos, nesta sexta-feira (8). O abalo sísmico matou mais de 800 pessoas e deixou centenas de feridos, de acordo com os números oficiais do governo marroquino divulgados até o momento.

Apesar de ter presenciado o terremoto, Jade disse que ela e o grupo, em passagem pelo país para participar da 10ª Conferência Internacional dos Geoparques da Unesco, estão bem e em um local seguro.  A vice-governadora apresentou a candidatura do Araripe Geopark Mundial, na cidade do Crato, para sediar a 11ª edição do evento. O geoparque do Cariri é o maior das Américas, em termos territoriais.

Jade Romero ainda terá agenda no exterior, na cidade de Madrid, capital da Espanha, para conhecer o Sistema de Monitoramento Integral para os casos de Violência de Gênero (VioGen). Ela também participará de debates sobre assuntos relacionados ao tema.

O terremoto no Marrocos durou aproximadamente 15 segundos, ocorrendo a uma profundidade de 18 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Os números de mortos e feridos não são concretos e podem aumentar a cada atualização do Ministério do Interior marroquino. Os abalos ocorreram por volta das 23h30, no horário local (19h30, em Brasília), a quase 70 km do sudeste da cidade de Marrakech.