Implantação do novo Campus da UVA em Camocim chega à metade da execução

A obra do novo campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Camocim alcançou 50% dos serviços executados. O equipamento, que ocupa uma área de seis hectares, no bairro Tijuca, vai beneficiar a comunidade acadêmica do município e de toda a região do Litoral Norte.

Quando concluído, o campus contará com 20 salas de aula, área administrativa, biblioteca, ginásio poliesportivo, área de convivência, restaurante universitário e um amplo estacionamento. A estrutura foi planejada de forma modular para futuras expansões. A obra é executada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), através do 7° Distrito Operacional, e integra a política de expansão e interiorização do ensino superior no Ceará.

“Nos últimos anos, o Ceará tem um histórico de governos muito sensíveis à questão da Educação e isso se reflete na expansão da oferta do ensino superior. Temos projetos concluídos ou em andamento, em todas as regiões, com novas unidades da UVA, Uece e Urca”, completa Quintino Vieira, superintendente da SOP.

Dentro da macrorregião Norte, além de Camocim, há oferta de cursos da universidade nos municípios de São Benedito, Sobral e Acaraú. No total, são 1.140 vagas para o vestibular 2024.1, considerando as quatro cidades. Inicialmente, em Camocim serão ofertados os cursos Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca, baseados na vocação produtiva da região, com 40 vagas para cada curso.

“O campus Camocim representa um marco na história da expansão do ensino superior da UVA na região Noroeste do Ceará, pois facilita o acesso ao ensino superior público, representando um importante avanço e um primeiro passo para abertura de novos cursos que possam colaborar para o desenvolvimento local”, ressalta Izabelle Mont’Alverne, reitora da UVA.

O valor do investimento é superior a R$13 milhões, advindos do Tesouro do Estado. A unidade deve ser entregue no primeiro semestre de 2024.

Novo campus em Acaraú

Ainda no Litoral Norte, foi iniciada no mês de julho a obra do novo campus da UVA de Acaraú, onde serão ofertados os cursos de Agronomia e Pedagogia. As instalações seguem o projeto padrão, que prevê a construção de salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, área administrativa e de convivência.

A implantação do equipamento conta com recursos advindos do Tesouro do Estado no valor de R$ 12 milhões. Os trabalhos também serão supervisionados pela SOP.

fonte:ASCOM