Ceará Sem Fome inicia cozinha em reserva indígena na cidade de Pacatuba

Até quinta-feira, Ceará soma 114 cozinhas em funcionamento, com 11.400 refeições sendo distribuídas diariamente

Uma das 114 Cozinhas Ceará Sem Fome em funcionamento no estado iniciou suas ações, nessa quinta-feira (21), em Pacatuba. Situada na Reserva Indígena Pitaguary, a Unidade Social Produtora de Refeição distribuirá diariamente, por cinco dias na semana, 100 refeições prontas para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. A primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa, Lia de Freitas, esteve presente no momento, acompanhada da secretária dos Povos Indígenas do Estado, Juliana Alves.

A primeira-dama foi recebida com uma homenagem feita pelos pitaguarys ao som de maracas, simbolizando a força e a espiritualidade. Logo depois, ela foi até a cozinha para a distribuição das refeições. Lia reforçou que as cozinhas são para produzir refeições para quem mais precisa, mas também funcionarão como uma extensão do Governo do Ceará nas comunidades, visando conhecer as necessidades de cada pessoas atendida pela unidade

“Aqui eu agradecer imensamente o sim de vocês ao acolher o Programa Ceará Sem Fome através do alimento, que é a condição básica para a promoção da nossa saúde e da nossa dignidade. O governador Elmano quer trazer o alimento pronto para quem realmente necessita, e para que possamos dar um passo, por meio desse alimento, que é cuidarmos das pessoas que estarão diariamente com vocês. O Governo do Ceará quer ouvir essas demandas, essas pessoas e incluí-las de forma socioeconômica em nosso Estado”, destacou.

“Hoje, receber esse programa aqui para estar levando aos lares dessa famílias, todos os dias essa refeição, é garantir a segurança alimentar para que elas tenham dignidade”, complementou a liderança indígena, Clécia Pitaguary.

Servir ao seu povo

Uma das indígenas cumprimentada pela primeira-dama foi a Solange Maria, que se emocionou várias vezes ao ver as pessoas recebendo o alimento. No cardápio de hoje, as famílias receberam marmitas com arroz, feijão, macarrão e carne cozida com legumes.

Vestindo o avental do Ceará Sem Fome, ela conta que hoje foi o seu primeiro dia preparando as refeições na cozinha. “Eu faço parte da aldeia, mas hoje é minha primeira participação aqui na cozinha. Eu trabalhava fora antes, mas agora estou aqui”, conta. Solange fala ainda, emocionada, do sentimento de ser ao povo da aldeia.

“Bom, para mim é uma satisfação muito grande poder ajudar a minha comunidade Piataguary, porque tem muitas pessoas que necessitam desse almoço. Tem muitas famílias que não tem trabalho e isso aqui para eles é algo muito bom, é o fato de de eles saberem que todo dia terá uma refeição do dia e pronta para eles”, finaliza.

Cozinhas Ceará Sem Fome

A meta do Ceará Sem Fome é a distribuição de 100 mil refeições todos os dias, com até 1.289 cozinhas em todo o Estado. Nesta quinta-feira, 114 unidades estão em funcionamento em Fortaleza, Caucaia, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante e Iguatu.

fonte:ASCOM