Casa de Cuidados do Ceará promove nova edição de curso para cuidadores

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Secretaria da Saúde (Sesa), promove, entre os dias 18 e 22 de setembro, a quarta edição de seu Curso de Cuidadores. O curso é voltado para cuidadores da CCC, do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) e da Unidade de Cuidados Especiais (UCE) do Hospital Waldemar Alcântara (HGWA) e tem o objetivo de preparar o cuidador para lidar com situações inerentes ao paciente dependente de cuidados especiais, evitando reinternação hospitalar.

A capacitação tem o intuito, ainda, de qualificar, treinar e desenvolver a pessoa que deseja se tornar cuidadora. “Já tivemos como resultados a formação de mais de 50 indivíduos que hoje podem cuidar de forma mais segura do seu familiar ou exercer de forma profissional a função de cuidador”, explica Aryadne Marques, coordenadora de Fisioterapia da Casa de Cuidados.

Entre os assuntos abordados estão os cuidados gerais do paciente acamado, como banho, tratamento de feridas e curativos, higiene de mão, prevenção de infecções, administração de medicamentos, cuidados paliativos e direitos e deveres do cuidador. Nesta edição, foi acrescentado o tema de Prevenção de Infecções, para proporcionar maior segurança ao paciente no domicílio.

“A escolha das temáticas foi a partir da identificação de quais eram os principais motivos de complicações dos pacientes após a alta e verificando com os cuidadores informais quais eram as principais dúvidas e dificuldades. Tivemos ótimos feedbacks, alguns participantes relataram que conseguiram empregos como cuidador, outros relataram não ter mais dificuldades em alguns procedimentos. Independente disso, todos saem preparados para cuidar de um paciente no domicílio com muita segurança e sabendo lidar com intercorrências”, acrescenta a gestora.

Nesta edição, foi incluída a participação de técnicos de enfermagem como facilitadores em aulas práticas de higiene geral e cuidados com os dispositivos, como forma de repassar o conhecimento prático dos cuidados diários que estes profissionais realizam nos pacientes em cuidados especiais.

Além disso, durante o curso, serão realizadas ações voltadas às metas de segurança do paciente, já que no último dia 17 foi comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Os cuidadores receberão certificação de 40 horas. A capacitação é voltada para aqueles que estão exercendo o trabalho pela primeira vez ou ainda para aqueles que já possuem experiência e querem aprofundar os conhecimentos.

Crislania Maia participou da primeira edição do curso e relatou que era um desejo antigo, pois já atuava na ocupação há algum tempo, mas não tinha condições financeiras para arcar com as despesas deste tipo de aula. “Esse curso melhorou muito minha área profissional e pessoal. Poderei atender melhor meu paciente, ter um melhor diálogo, tirei muitas dúvidas sobre a área da saúde e passei a ter mais conhecimentos, só tenho a agradecer pela oportunidade”, disse.

Treinamentos para cuidadores

Semanalmente, a CCC promove também treinamentos junto à equipe assistencial sobre a forma mais segura de cuidar do paciente. Os cuidadores são treinados, geralmente, em relação ao posicionamento do leito, mobilização, manutenção de equipamentos, o que fazer diante de intercorrências, nutrição adequada, cuidados preventivos com a sonda, cuidados com higiene, como evitar dores nas articulações, entre outros. Dessa forma, é trabalhado o fortalecimento do vínculo familiar e o suporte no enfrentamento de doenças.

“Uma paciente da CCC estava prestes a receber alta e era cuidada por duas amigas da família, ou seja, voluntárias. Então, a irmã e a mãe da paciente decidiram participar dos treinamentos para aprender a cuidar em casa, após a alta. É muito importante que a pessoa que vai passar por essa experiência busque esse aprendizado constante. Para nós, é muito gratificante colaborar com esse momento”, relata Renata Gomes, analista de educação permanente da CCC, que atua nos treinamentos.

Fonte: Ascom CCC/Márcia Catunda