Arthur Lira aponta “base resolvida” para Lula no Congresso após acômodo do Centrão no governo

Por Leonardo Henrique

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avaliou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conta com uma base tranquila no Congresso Nacional, após as entregas de cargos na Esplanada dos Ministérios a partidos do “Centrão”, como o Progressistas e o Republicanos. 

Lula cedeu espaço no governo a essas siglas, para conseguir mais apoios nas votações caras ao governo federal. Segundo Lira, os acordos também envolveram membros do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, cujos parlamentares também votaram a favor de matérias do poder executivo.

Para o presidente da Câmara, a ida do deputado André Fufuca (PP-MA) para o Ministério do Esporte, embora fundamental, não garante os votos de todos os parlamentares, mas coloca o Progressistas na base aliada de Lula. Lira ainda citou outros acordos do “Centrão” com o governo que ainda deverão ser cumpridos, como a entrega da presidência da Caixa Econômica Federal e as vice-presidências da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Lira afirmou, na entrevista ao jornal Folha de São Paulo, que se reunirá com o presidente Lula para dialogar sobre os acordos, e que a escolha dos nomes para a Caixa passarão por ele próprio e seu partido, o PP. “Ainda vou ter que conversar internamente no meu partido. Os nomes serão colocados à disposição do presidente, que fará a escolha”, declarou.