Reconhecimento de Padre Cícero como herói da Pátria abre caminho para beatificação, afirma Guimarães

Por Agência News Cariri

A Comissão de Educação e Cultura aprovou, nesta terça-feira (8), o projeto de lei 10/2020, de autoria do deputado José Guimarães, que inscreve o nome do padre Cícero Romão Batista, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. 

A proposta, da Câmara dos Deputados, foi relatada pelo senador Cid Gomes e aprovada por unanimidade. Agora o texto segue para o plenário e em seguida para sanção presidencial.

Para José Guimarães, que é líder do governo Lula, esse é mais um passo para que, no futuro, o Padre Cícero seja beatificado, uma dos principais desejos dos milhões de romeiros e romeiras que visitam o município de Juazeiro do Norte todos os anos. 

“É uma vitória enorme para os devotos de Padre Cícero e para os religiosos do Cariri e do nordeste. Inscrever o padre no livro dos heróis irá contribuir para o processo de beatificação que tramita no Vaticano”, pontua o parlamentar. 

Beatificar o Padre Cícero, acolher os romeiros e dar conforto aos devotos do Padre do Sertão foi a principal missão de vida da religiosa Irmã Annette Dumoulin, da Congregação de Nossa Senhora (Cônegas de Santo Agostinho) de Juazeiro do Norte enquanto viva.  

Heróis da Pátria

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria registra o nome e homenageia os brasileiros ou grupos de brasileiros que tenham oferecido a vida em defesa e construção do país com dedicação e heroísmo excepcionais. Ele está guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.