Por Leonardo Henrique
O deputado federal Danilo Forte (União-CE) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, para rebater afirmações feitas pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre as possíveis causas do apagão que deixou 25 estados brasileiros sem energia na terça-feira (15).
Embora, até o momento, os motivos do apagão não tenham sido esclarecidos de fato, Silveira apontou que uma sobrecarga no sistema elétrico no Ceará ocasionou a falta de energia no país. Danilo Forte, entretanto, questionou a alegação do ministro. “O que presenciamos hoje foi uma tentativa de justificativa para o apagão que carece de embasamento técnico. O colapso de ontem foi resultado de uma falha técnica e de gerenciamento do sistema. Ver o ministro afirmando que o problema originou-se no Ceará é o mesmo que culpar o céu quando chove”, disse o deputado.
Danilo Forte integra a Frente Parlamentar de Energias Renováveis e a Comissão de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde. O parlamentar apontou a Operação Nacional do Sistema (ONP) como responsável pela queda de energia no Brasil, na terça-feira, e defendeu que não houve crises de falta de eletricidade no país em 2019 graças ao Nordeste, região que se destaca na geração das energias eólica e solar.
O apagão ocorreu entre 8h29 e 14h49, segundo o Ministério de Minas e Energia. A interrupção de carga nos estados do Norte e Nordeste foi de 16 mil MW. Já nas regiões do Sul, Sudeste e Centro-oeste, a queda foi de 2,9 mil MW. A queda de energia, informou Alexandre Silveira, iniciou-se nos estados nordestinos.