Bombeiros resgatam porco-espinho e devolvem a seu habitat natural em Aiuaba

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgataram um Coendou, animal em risco de extinção, mais conhecido como porco-espinho. A soltura aconteceu na tarde dessa segunda-feira (24), em uma reserva ecológica do município de Aiuaba – Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado. O mamífero foi encontrado em cima da árvore de uma residência, no município de Tauá, na AIS 22.

Os bombeiros foram acionados, pela manhã, para realizar o resgate de um porco-espinho que estava em um imóvel na localidade de Tauá. A equipe do CBMCE se deslocou até o endereço indicado e, com o auxílio de uma foice e um cambão, conseguiram retirá-lo do ambiente urbano sem danos ao roedor.

De acordo com os bombeiros, a espécie nomeada como “quandu de baturité”, foi descoberta no ano de 2013 e sua principal diferença entre os outros animais do mesmo gênero está no formato do crânio e nas cores dos espinhos.

Após o resgate, foi constatado que o animal não apresentava nenhum ferimento aparente e foi encaminhado para uma Reserva Ecológica em Aiuaba, onde foi devolvido ao seu habitat natural longe de ambiente habitado.

Fonte: Ascom CBMCE