O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), alerta que estão sendo enviados e-mails de origem duvidosa em nome do órgão. As mensagens falsas solicitam o comparecimento da empresa supostamente reclamada ao órgão de defesa do consumidor, chamado erroneamente de Procon-CE.
O Decon reforça que só envia mensagens aos consumidores e/ou fornecedores através de e-mails com domínio @mpce.mp.br. O órgão reitera ainda que não autoriza nenhuma outra instituição a enviar e-mails em seu nome. Portanto, mensagens dessa natureza devem ser desconsideradas e apagadas.
Juazeiro do Norte
O Decon Juazeiro do Norte também tem registrado casos semelhantes. As mensagens solicitam ao destinatário que clique em um link suspeito e compareça à sede do Procon’. Até o momento, os registros mostram que as mensagens foram enviadas pelo endereço rh5@apoiorh.com.br , que não corresponde ao endereço de e-mail da Secretaria Executiva do Decon ou de qualquer uma de suas unidades descentralizadas.
Caso fornecedores e consumidores tenham dúvidas sobre a autenticidade de um e-mail, é recomendável entrar em contato diretamente com a instituição, por meio dos canais de comunicação oficiais, para verificar se o contato é legítimo.
Os canais de atendimento do Decon Juazeiro do Norte são: telefone (88) 3512.5252, (88) 3571.5867 ou o e-mail: crdjuaznorte@mpce.mp.br.
Fonte: ASCOM MPCE