O prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) afirmou nas redes sociais que Juazeiro do Norte perdeu mais de dois mil domicílios após a aprovação de uma lei estadual, em 2017, que determinou novos limites territoriais para cidades da Região Metropolitana do Cariri.
Foi por esse motivo, segundo o gestor, que o crescimento populacional de Juazeiro no Censo de 2022 ficou abaixo da estimativa feita pelo IBGE em 2021.
“Constatamos que nossa cidade poderia ter passado de trezentos mil habitantes, mas teve um acréscimo irrisório em termos percentuais. Perdemos mais de 2000 domicílios. Perdemos um pedaço enorme de área, inclusive no Distrito Industrial”, escreveu Glêdson.
De acordo com o prefeito, a população deveria ter sido ouvida através de plebiscito sobre as mudanças no território, conforme determina a Constituição Federal. Ele chamou a lei de “absurdo” e promete ingressar na Justiça para reverter a situação.
“Vamos lutar para anular essa lei e reconquistar cada palmo de chão que nos foi retirado”, reafirma o prefeito.
Conforme a prévia do Censo 2022, Juazeiro do Norte tem 269.435 habitantes. Em 2021, a estimativa populacional era de 278.264. Nas contas de Glêdson, sem a perda de território, o número de habitantes em 2023 seria maior de 300 mil.