Com o Fundo Municipal do Idoso criado, o município do Crato, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Saúde, já articulam ações de captação de recursos e também projetos que promovam saúde e bem-estar para este público. Uma reunião foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 18 de janeiro, entre secretárias e técnicos, para traçar estratégias.
“Estamos elaborando estratégias para a captação de recursos e já pensando que projetos poderemos realizar com esta população que tanto já contribuiu com o nosso município. É importante promover socialização, bem-estar e saúde para os nossos idosos”, comentou Ticiana Cândido, secretária de Desenvolvimento Social.
Sobre o fundo
O Fundo Municipal do Idoso é um instrumento de captação, repasse e aplicação de recursos destinados a propiciar suporte financeiro para a implantação, manutenção e desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações voltados às pessoas idosas, com vistas a assegurar os seus direitos sociais.
A pessoa física poderá optar por fazer a doação (destinação) de parte do seu Imposto de Renda aos fundos municipais do idoso através de duas modalidades: depositando o recurso diretamente na conta do Fundo Municipal; ou, no momento da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, onde o contribuinte indica o Fundo ao qual deseja direcionar sua destinação. Tudo acompanhado pelo Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa, entre outras atribuições, a fiscalização da aplicação do recurso.