Por Matheus Moreira/ News Cariri
Após o encerramento das atividade do lixão de Barbalha na ultima sexta-feira (13), mais uma cidade do crajubar decidiu aderir a iniciativa. Ontem (16), a prefeitura do Crato anunciou que iniciou as tratativas através do Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – COMARES, COMARES Cariri, para encerrar as atividades do lixão municipal.
Sendo visto com otimismo pela gestão, o processo vem sendo levado como prioridade, antes mesmo do prefeito Zé Ailton ter assumido como presidente do consórcio.
Em reunião foram debatidos temas como a licitação que efetivou o leilão histórico no último dia 15 de dezembro, e algumas dúvidas de como será realizada a transição.
De acordo com uma nota emitida pela própria gestão, o processo passa neste momento por tramites jurídicos:
“Por cumprimento de decisão liminar não podemos encaminhar a conclusão os processos necessários para firmar contrato, o que foi devidamente esclarecido, mas estamos no aguardo de retorno dos pedidos feitos ao judiciário para que possamos andar com os passos necessários ao encerramento dos lixões”, afirmou Samuel Cidade, representante da COMARES.
Na reunião também esteve presente o prefeito de Santana do Cariri. Ao que tudo indica, o projeto segue firme em sua expansão por toda a região.
De acordo com a iniciativa, esta mudança trará maior segurança ambiental, além de regularizar e garantir uma maior assistência ao trabalho dos catadores.