Artistas cearenses participam da programação da edição de 10 anos da Semana Internacional de Música de São Paulo

Marcando presença na maior feira de negócios de música da América Latina, artistas cearenses fazem parte da programação da edição de 10 anos da Semana Internacional de Música de São Paulo. A Noite Invasão Cearense acontece nesta quinta-feira (26), às 21h, na Kingston Club, em Pinheiros.

A programação da noite é um recorte da diversidade na música cearense atual, que vem constantemente ganhando espaço para além do estado: Nego Gallo feat Emiciomar, Mateus Fazeno Rock, Mumutante, Lorena Nunes, Rafa Martins, Xavier feat Beiramaquina, Leo Suricate e DJs Bia Turri e Val Pescador. Os ingressos podem ser garantidos através da plataforma Sympla (R$30) no link ou na bilheteria presencial (R$40).

O show é resultado de uma ação da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), através de articulação do Centro Cultural Porto Dragão e do Hub Cultural do Ceará, que seguem realizando parcerias para circular e conectar a cena artística cearense pelo mundo. A ação ainda conta com apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, além do Instituto Dragão do Mar (IDM), organização social que faz a gestão dos equipamentos culturais que participam da ação, do Instituto Mirante, e das produtoras Indigo Azul e Kingston.

A SIM São Paulo é o maior encontro da indústria da música da América Latina, com quatro dias de música, conteúdo e networking. A edição de 10 anos da feira conta com mais de 50 painéis, entre palestras, debates e workshops, reuniões de networking, 200 shows e mais.

SOBRE OS ARTISTAS

   

Rapper, cantor e compositor, Nego Gallo traz uma sonoridade pulsante e afirmativa com o show “VETERANO” (2019). Com uma musicalidade que passeia do trap ao ragga, tendo influências de ritmos e sonoridades latina, o álbum conta com participações de Don L, Mc Mah, Daganja e Galf AC. As composições marcam uma lírica/métrica urbana certeira, alinhando a riqueza artística às vivências das realidades complexas das favelas.

Mateus Fazeno Rock é ator, performer, músico, compositor e letrista. Ele é o elo fundador e criativo do Fazeno Rock, potente rede de produção cultural formada por artistas ligados pelo rock de favela.

Multiartista, Mumutante possui uma trajetória na música autoral, onde é influenciada pela sua experiência enquanto travesti de favela, abordando principalmente a temática do amor e resistência. Seu repertório inclui ritmos como o reggae, soul, funk e hiphop, além de interpretações de clássicos da música brasileira, pop, mpb e samba.

Com mais de dez anos de carreira, Lorena Nunes é uma das vozes de maior destaque no atual cenário da música cearense. Filha de pais paraenses, nasceu no Rio e foi criada em Fortaleza. O lindo timbre da voz de Lorena se apresenta embalado por essa mistura de influências de diferentes regiões brasileiras e o acento da diversidade se faz natural em suas composições e arranjos.

O vocalista, guitarrista, compositor e produtor Rafa Martins (Selvagens à Procura de Lei) lançou o seu primeiro disco solo “Paisagens” em 2021. Com ele, participou da listas de Melhores do Ano do site Tenho Mais Discos Que Amigos, concorreu ao Prêmio Dynamite na categoria “Melhor Álbum” e está em turnê com o seu show por festivais e palcos importantes pelo Brasil.

XAVIER é músico, educador e produtor musical radicado em São Paulo, ex integrante da banda cearense SOULZÉ. Já colaborou em projetos com Soledad, Daniel Peixoto, Vitoriano e Seu Conjunto, DiMelo, Fernando Catatau e Oto Gris. Em 2020, lançou a mixtape “MORMAÇO” e, para este show, recebe o músico produtor fortalezense “beiramaquina” que estreia nas plataformas digitais em fevereiro de 2023 com a faixa “Tudo tem maré”.

Leo Suricate é multiartista, influenciador digital e produtor cultural, é co-criador do Suricate Seboso (personagem que é referência no Ceará). Junto com seu irmão Dudu, transformaram a página em agência e produtora de conteúdo. Cocriou a Vetinflix que faz filmes, séries e clipes para internet que inspiram jovens de periferia do Ceará. É militante em movimentos sociais, produtor cultural, músico e morador do bairro do Jangurussu em Fortaleza-CE.