Abaiara, Aurora e Potengi em risco de perder recursos; Censo aponta queda na população

Se mantendo a redução da população até final do Censo, Abaiara, Aurora e Potengi perdem recursos, devido à redução da população em 6% cada.

Pelos menos, três municípios do Cariri estão em risco de perder recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A avaliação tem base na divulgação da prévia populacional, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre o Censo Demográfico 2022.

Caso a redução da população se mantenha ao final do Censo, prolongado até 30 de janeiro, Abaiara, Aurora e Potengi podem perder recursos, devido à redução da população em 6% cada. Bem diferente a situação de Barbalha, Brejo Santo e Porteiras, que devem receber mais recursos pelo crescimento no número de habitantes, na ordem de 31%, 13% e 13%, respectivamente.

Os Municípios prejudicados estão sendo orientados a recorrer ao Tribunal de Contas da União (TCU). Em nota, o próprio IBGE reforça a compreensão de que o Censo ainda não foi concluído, “frente aos atrasos ocorridos no Censo Demográfico de 2022, não foi possível finalizar a coleta em todos os Municípios do país, a tempo de se fazer essa divulgação prévia dos resultados da pesquisa”.