Video: Bolsonaro realiza primeiro pronunciamento após o segundo turno das Eleições de 2022

Por Matheus Moreira/ News Cariri 

Dois dias após o termino do segundo turno de 2022, o Presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou na tarde de  hoje (01), o seu primeiro pronunciamento após a vitória de Lula no último Domingo (30).

O foi texto escrito a dez mãos, nesta manhã, no palácio do planalto. Bolsonaro foi breve em seu discurso, agradeceu os mais de 58 milhões de votos, não  citou o seu oponente, e não contestou o resultado.

Com um tom magoado, instruiu os seguidores extremistas para que parassem as manifestações de forma “violenta”, atribuindo este tipo de atitude a esquerda.

“Manifestações pacíficas sempre serão bem vidas, mas os nossos métodos, não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como: Invasão de propriedades, destruição de patrimônio, e cerceamento do ir e vir. A direita surgiu de verdade em nosso país, nossa robusta representação no congresso,  mostra a força dos nosso valores: Deus, pátria, família e liberdade.” afirmou o Presidente.

Logo em seguida, o ministro da casa civil, Ciro Nogueira (PP), assumiu o púlpito, e trouxe para si, a responsabilidade como chefe do período de transição.

“O presidente Jair Messias Bolsonaro me autorizou quando for provado, com base na lei, nós iniciaremos o processo de transição. A presidente do PT (Gleisi Hoffman), segundo ela em nome do presidente Lula, disse que na quinta-feira será formalizado o nome do vice-presidente Geraldo Alkmin.” disse Ciro.

O posicionamento vinha sendo esperado por organizações civis e políticos de todos os espectros. A cobrança pelo discurso se tornou ainda mais necessária, graças aos bloqueios em rodovias federais, feitos pelos apoiadores do presidente que não aceitaram a derrota nas urnas.

Para aliados e opositores, a fala poderia acalmar os ânimos e dispersar as manifestações, que tem causado transtornos ao longo do país.