Um relatório publicado pela Opensignal apontou a Claro como a empresa de telefonia com a melhor experiência em internet móvel do país. A operadora venceu 13 das 15 categorias avaliadas pela pesquisa da empresa especializada em dados sobre redes, incluindo Velocidade de Download. Nesse quesito, ela ocupa o primeiro lugar com a taxa média de 21,7 Mb/s e fica 5,6 Mb/s (34,8%) à frente da Vivo, com 16,1 Mb/s. O pódio se repete quando é considerado especificamente o 5G.
As experiências de vídeo, games e uso aplicativos por voz também são melhores na Claro, de acordo com o estudo. A Opensignal analisou as três principais operadoras de telefonia móvel do país: Claro, TIM e Vivo. A Oi ficou de fora uma vez que, em abril de 2022, foi finalizada a venda dela para o consórcio formado pelas outras três rivais por R$ 15,9 bilhões.
Além da Claro, TIM também tem destaque em relatório
Segundo o levantamento, a Claro é a grande vencedora dos prêmios de velocidade em geral, incluindo Experiência de Velocidade de Envio (Upload Speed Experience), com pontuação de 7,6 Mbps, dessa vez, seguida pela TIM, com 0,7 Mbps (10,1%).
A TIM aparece na frente em dois quesitos: Qualidade de Consistência de Núcleo (Core Consistent Quality) e Disponibilidade. A empresa atingiu pontuação de 84% na categoria de consistência, que mede a porcentagem de testes de usuários que atenderam aos limites mínimos de desempenho recomendados.
Usuários da TIM conectaram-se a redes 3G ou superiores em 95,6% das vezes. A Vivo ficou apenas 0,6 ponto percentual atrás do primeiro lugar. A Claro vem em terceiro lugar, 2,1 pontos percentuais atrás da vencedora.
A Opensignal ressalta que as métricas de disponibilidade são feitas medindo a proporção de tempo que as pessoas têm uma conexão de rede, nos lugares que costumam frequentar e não em campos pouco habitados. Ou seja, quando os usuários têm uma conexão e não onde que, de acordo com a empresa, fornece uma reflexão mais precisa da verdadeira experiência.
Novo relatório indica operadoras de telefonia mais rápidas do Brasil — Foto: Divulgação/Opensignal
Experiência Geral
A Opensignal também apontou que a Claro é a única operadora no Brasil a se classificar na categoria Aceitável (74 – 80) para Voice App Experience – experiência com aplicativos de voz. Essa modalidade faz parte das classificações de experiência geral dos usuários com a rede e significa que alguns consumidores ficaram satisfeitos, mas outros experimentaram prejuízos perceptíveis na qualidade das chamadas.
A empresa também arrematou os prêmios de Experiência de Vídeo e Experiência de Jogos, mas isso não quer dizer que os números sejam positivos. A pontuação geral da companhia na experiência de vídeo fica em 43,5 – considerada razoável – por ser ruim em vídeos de alta definição e satisfatória quando reproduzidos em baixa definição. Já na parte de jogos, o desempenho foi 62,1, considerado ruim pelo ranking do relatório.
Novo relatório indica as operadoras de telefonia mais rápidas operando na rede 5G — Foto: Divulgação/Opensignal
Internet 5G no Brasil
O estudo feito pela Opensignal com TIM, Claro e Vivo também contemplou a rede 5G, recém-estreante no país. Divididos em experiências de vídeo, jogos, aplicativos de voz, download e envio, além da medição de disponibilidade e alcance, o ranking das operadoras traz Claro e TIM dividindo o pódio das velocidades, com pontuações na faixa de 51,6 Mb/s e 54,3 Mbps.
Na categoria de Upload a casadinha se repete com as duas operadoras com pontuações na faixa de 20,9 Mb/s a 21,6 Mbps. Segundo o relatório, TIM e Claro obtiveram velocidades 3,1 e 2,7 vezes mais rápidas quando conectadas ao 5G em comparação com a média em todas as gerações de tecnologia móvel (Upload Speed Experience).
Apesar de dividirem esses dois pódios, a grande vitoriosa foi a Claro, que conquistou o primeiro lugar em todas as etapas avaliadas.
O 5G começou a funcionar no Brasil em julho, tendo Brasília como a capital pioneira. Na última sexta-feira (29), a rede de internet de quinta geração foi liberada também nas cidades de Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre. As próximas cidades a receber o sinal são Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador e Goiânia, todas ainda sem data definida. Outras capitais devem receber o 5G até dia 29 de setembro.
Fonte: Techtudo