Filhote de gato é resgatado pelos bombeiros após ficar preso em tubulação no Crato

O Corpo de Bombeiros resgatou um filhote de gato preso em uma tubulação, no Crato. Os militares foram acionados por volta das 9h30 horas da manhã desta quinta-feira, 17 de Março, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender uma ocorrência de resgate de animal (filhote de gato) de um cano de esgoto.

Imediatamente a guarnição se deslocou até a Rua Coronel Ludugero, no bairro Pinto Madeira. De acordo com a guarnição, “ao chegarmos no local, nos deparamos com o filhote de gato preso na tubulação que dá para a caixa de esgoto da residência, pelos miados estabelecemos um local para quadrarmos a parede e serrarmos o cano”, relatou o bombeiro militar.

Em cerca de 1 minuto de trabalho foi possível serrar o cano e acessar a tubulação, onde se encontra o filhote de gato. Apesar do susto, o animal foi resgatado sem nenhum machucado aparente. O gato caiu dentro do ralo no andar de cima e ficou preso no cano, que ia até o térreo. A dona do gato estava aflita mas não havia como ela resgatar o filhote, sendo necessário serrar a tubulação.

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Sempre devemos deixar locais de acesso a esgoto e caixa de passagem tampadas, pois estes animais não tem noção do perigo e muitas vezes acabam se machucando, assim como crianças e idosos.

Em síntese, os bombeiros militares resgataram um filhote de gato preso em tubulação. O resgate foi realizado pela guarnição de busca e salvamento da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/5ºBBM), Quartel de Crato.

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.