Duas semanas após assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) com o Governo do Ceará, executivos da empresa britânica de energia bp vieram ao Ceará para as primeiras reuniões técnicas da instalação de um Hub de gás natural no Complexo do Pecém.
Além da vice-presidente sênior, Federica Berra, e do presidente da bp no Brasil, Mario Lindenhayn, sete executivos da empresa britânica conheceram, na manhã dessa quinta-feira (03), as instalações do Complexo do Pecém e Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, abriu a reunião em que participaram o vice-presidente de operações do Complexo, Cornelis Hulst, os diretores Duna Uribe e Fábio Abreu, e o presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves.
Maia Júnior reiterou que o Governo do Ceará irá cumprir os compromissos assumidos no Memorando de Entendimento, celebrado com a bp no último dia 17 de janeiro. “É um projeto de muita importância e iremos fazer a nossa parte do processo, que são os investimentos necessários para atendê-los”, disse o titular da Sedet.
Audiência com Governador
Na quarta-feira (02), o governador Camilo Santana, acompanhado do secretário Maia Júnior, recebeu o presidente da bp no Brasil, Mario Lindenhayn, e a vice-presidente Sênior, Federica Berra. Também participou do encontro a secretária executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros.
O HUB de gás natural no Porto do Pecém terá capacidade para abastecer 10 milhões de residências. Durante a construção do empreendimento serão gerados cerca de 5 mil empregos. “Não temos medido esforços para atrair novos investimentos para nosso estado e, com isso, gerar mais oportunidades aos cearenses”, ressaltou Camilo Santana.
Memorando Assinado
O Memorando de Entendimento (MoU) entre o Governo do Ceará e a bp foi assinado no último dia 17 de janeiro de 2022. O MoU estabelece que Governo e empresa atuem em cooperação com o objetivo de explorar oportunidades para a potencial implantação de um HUB de gás natural no Porto do Pecém. A solenidade foi realizada na sede da Vice-Governadoria, em Fortaleza, onde a vice-governadora Izolda Cela, representou o governador Camilo Santana. Na ocasião, o presidente da bp no Brasil, Mario Lindenhayn, a vice-presidente sênior da instituição, Federica Berra, e demais colaboradores da empresa participaram remotamente da solenidade.
Sobre a BP
O grupo é líder no setor de energia e está presente em 70 países. Em fevereiro de 2020, a bp anunciou a sua ambição de ser neutra em carbono em 2050, ou antes, e de ajudar o mundo a atingir a mesma marca. A companhia está no Brasil há mais de 50 anos e atua nos segmentos de exploração e produção de petróleo e gás natural, distribuição de combustíveis de aviação pela Air bp, lubrificantes por meio da Castrol, comercialização de energia com a bp Comercializadora de Energia, além de atuar via joint-ventures em biocombustíveis e bioenergia (bp Bunge Bioenergia), tancagem e logística de combustíveis (Opla), energia solar (Lightsource bp), geração termoelétrica (GNA) e distribuição de combustíveis marítimo (NFX).
Fonte: Governo do Ceará