“Camilo Santana, eu me chamo Rana Priscila. Queria pedir um parquinho para minha escola, que não tem. Minha tia Nádia não tem dinheiro (para fazer). Você pode me ajudar?”. O sonho da pequena Rana, então com oito anos de idade, expresso em uma cartinha simples escrita durante uma atividade na Escola Municipal 11 de Agosto, no Distrito de Curupati-Peixe, localizado a 62 km da sede do município de Jaguaribara, virou realidade. “Não só li e recebi sua mensagem, como vamos atender ao pedido”, respondeu o governador Camilo Santana, via WhatsApp, à diretora da Escola, Nádia Liviane Albano de Brito.
E foi nesta terça-feira (21), que o sonho da menina Rana se tornou palpável. O secretário executivo de Proteção Social, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Francisco Ibiapina, inaugurou, por meio do Programa Mais Infância Ceará, a Brinquedopraça Rubens Brígido de Brito e uma academia de ginástica ao ar livre, na comunidade Curupati-Peixe. “Não é só mais uma brinquedopraça, é um equipamento que se reveste de uma situação bem especial. Veio do pedido de uma menina da comunidade, que expressou ao governador através de uma carta, a vontade de ter um espaço para brincar. E o programa Mais Infância Ceará existe para isso, para propiciar às crianças espaços públicos adequados ao desenvolvimento infantil. Então, hoje estamos realizando não somente o sonho de uma criança, mas o desejo de toda uma comunidade de ter um espaço para suas crianças, para que as famílias possam se confraternizar e fortalecer seus vínculos. E concretizamos também uma realidade: o programa Mais Infância existe para atender todas as crianças cearenses, independente da localidade. É o reconhecimento do Governo do Ceará, através do governador Camilo Santana e da primeira-dama Onélia Santana, de que todas as crianças merecem e terão um espaço adequado para o brincar”, frisou Ibiapina.
Esta é a 166ª brinquedopraça que o Governo do Estado, por meio do Mais Infância Ceará, programa idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, entrega à população cearense. A secretária de Assistência Social de Jaguaribara, Flávia Almeida, destacou a importância do novo espaço para a comunidade de Curupati-Peixe. “Jaguaribara já conta com uma brinquedopraça, que fica na sede, portanto um pouco distante para as crianças desta localidade. Hoje é um dia muito especial. Podemos dizer que é um conto de fadas da vida real. Temos um Governo do Estado que olha para a primeira infância e sabemos que olhar e incentivar as crianças desde a mais tenra idade significa colaborar para a construção de jovens e adultos conscientes”, explicou.
História de criança
“Tudo começou quando a Rana nos perguntou por que não tínhamos um parquinho na escola. Eu expliquei que faltavam recursos. Então, ela escreveu uma cartinha e pediu para entregarmos ao governador. A carta era simples, mas dizia tudo, então decidi encaminhar”, conta Nádia Liviane. Ela lembra que o governador respondeu a mensagem, no mesmo dia que a recebeu, informando que o pedido seria atendido. “Quando a tia Nádia disse que o governador tinha respondido, eu achei que fosse brincadeira. Hoje, aquilo que eu pedi, que eu sonhei para mim e para meus amigos, tem cores, tem formas. Estou muito feliz”, revela a pequena Rana, presença mais que ilustre na inauguração do espaço.
A brinquedopraça e a academia de ginástica de Curupati-Peixe envolveram investimentos do Governo do Ceará de R$ 183.438,16. Os dois equipamentos contemplarão mais de 1.200 pessoas, das comunidades de Curupati-Peixe e de Irrigação, em Jaguaribara. As obras foram executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e pela Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv). O Estado oferta e instala os equipamentos, ficando as prefeituras municipais e a comunidade responsáveis pela conservação da praça e a manutenção dos brinquedos.
A brinquedopraça conta com piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra dupla inclusiva e dois brinquedos em mola. A sede de Jaguaribara também foi contemplada com equipamentos semelhantes, em abril de 2019.
A academia ao ar livre possui 12 equipamentos para fortalecimento muscular, alongamentos e correção postural. São simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, simulador de esqui, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla, multi exercitador com seis funções e estação para cadeirante, todos com placas de orientação para atividade correta.
Fonte: Governo do Ceará