O PSDB divulgou uma nota nesta segunda-feira (22) em que diz que busca “correção da falha” no aplicativo de votação para dar continuidade às prévias do partido.
Iniciada neste domingo (21), as prévias do PSDB para escolher o candidato à Presidência da República foram interrompidas após filiados não conseguirem votar pelo aplicativo.
“Todas as nossas energias estão concentradas para você que ainda não votou escolha quem será seu candidato à presidência da República. Contem com o nosso total e absoluto empenho para concluirmos a votação o mais rápido possível”, escreveu o PSDB na nota, assinada pelo presidente do partido, Bruno Araújo.
Para a tarde desta segunda, está prevista uma reunião do PSDB com as equipes dos três pré-candidatos: o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o governador de São Paulo, João Doria.
No encontro, serão discutidas a continuidade das prévias e as soluções que podem ser tomadas com relação ao aplicativo.
O partido ainda não definiu quando retomará as votações.
Instabilidade no aplicativo
Ao todo, 44.700 pessoas se cadastraram para votar nas prévias do PSDB. O partido previa que 700 mandatários votassem presencialmente, em urnas instaladas em um centro de convenções em Brasília, e que o restante recorresse ao aplicativo.
No entanto, os usuários reclamaram de falhas na plataforma. Entre os problemas identificados, foram relatados erros no momento em que tentavam fazer o reconhecimento facial.
O aplicativo de votação foi desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A plataforma exige dupla verificação para a validação do votante, com identificação facial e validação por código enviado por SMS para o celular do filiado.
Fonte: G1