Após atraso no envio de doses de vacinas contra a Covid-19, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) afirmou nesta sexta-feira (15) que já distribuiu os imunizantes para que seja feita a aplicação da segunda dose. A informação é da coordenadora da Célula de Imunização da Sesa, Kelvia Borges. Algumas pessoas que receberam AstraZeneca reclamam da demora para receber a segunda dose do imunizante.
“Tivemos atraso no envio de vacinas pelo Ministério da Saúde nos meses de julho e agosto, mas esse envio foi regularizado e fizemos essa semana a distribuição de 172 mil doses da AstraZeneca aos municípios que estavam em falta dos imunizantes. Nas próximas semanas, eles deverão fazer a aplicação da dose dois e completar esquema vacinal da população”, afirmou.
Diante do atraso do envio da AstraZeneca em agosto, a pasta chegou a se reunir com uma comissão para estudar a aplicação da Pfizer como dose dois em substituição ao imunizante em falta, mas voltou atrás.
“Esse atraso no envio da Astrazeneca no mês de agosto nos preocupou e em uma reunião da Comissão Intergestora Bipartite foi discutida a possibilidade de se utilizar a Pfizer no lugar da Astrazeneca para aplicação da D2, mas como hoje não tem aprazo e as vacinas chegaram a gente não usou esse plano B”, completou Kelvia.
Fonte: G1 CE