Homem-Aranha, Superman e outros heróis chamam jovens para receber vacina em campanhas no Ceará

O avanço da vacinação contra a Covid-19 para os públicos mais jovens tem feito as prefeituras cearenses usarem estratégias de comunicação temática cada vez mais criativas nas redes sociais para atrair as pessoas. Dessa vez, a convocação para o tão esperado momento de receber a primeira dose do imunizante recebeu o reforço do Homem-Aranha, Superman, Goku, entre outros heróis.

O multiverso da história do Homem-Aranha abordado nos quadrinhos Aranhaverso e previsto para estar no enredo do próximo filme do super-herói, que será lançado em dezembro, foi o tema escolhido pela cidade de Juazeiro do Norte, no interior do Estado, para chamar as pessoas a partir de 18 anos para tomar a vacina.

Em uma animação publicada nas redes sociais da prefeitura de Juazeiro, em referência a cena pós-crédito do filme “Homem-Aranha no Aranhaverso”, o Homem-Aranha vem do futuro avisar ao Homem-Aranha do passado que a vacinação avançou para as pessoas a partir de 18 anos, já que anteriormente estavam vacinando a partir de 22 anos. Durante o diálogo, os personagens abordam também a importância de todas as vacinas.

A Prefeitura de Camocim usou a clássica trilha sonora de Super-Man acompanhado da imagem de Clark Kent, interpretado pelo ator Henry Cavill, para chamar os jovens de 18 a 22 anos.

Já a Prefeitura de Sobral, uma das primeiras a se destacar pela criatividade, contou com a participação de vários super-heróis em suas campanhas. Entre eles está o Goku, personagem do anime Dragon Ball Z, que foi usado para convocar os adolescentes de 17 e 16 anos para tomar a primeira dose.

Antes dele, o Flash, interpretado pelo ator Grant Gustim, avisou aos moradores da cidade que “Tudo é uma questão de completar a imunização”, para atrair as pessoas que receberiam a segunda dose da vacina.

Quem está por trás das campanhas de Sobral é a equipe de comunicação da Secretaria da Saúde do município, formada pelas jornalistas Josivânia Brito e Jéssica Marques, e o designer Carlos Silva.

Conforme Jéssica, a primeira campanha temática feita foi em referência ao filme “De repente 30”, escolhido para a vacinação das pessoas a partir de 30 anos, com a interação do público nas redes sociais foram escolhidos os demais temas.

“Começou com o ‘De repente 30’, quando a gente estava avançando para o público mais jovem e passamos a deixar as campanhas menos rígida. Como estamos nessa faixa etária, usamos as nossas referências e as pessoas gostaram da ideia e começaram a dar sugestões”, disse a jornalista.

As jornalistas da secretaria da Saúde afirmam que a adesão do público tem sido ótima, inclusive as pessoas pegam referências dos temas para irem aos locais de vacinação. “A gente vê que a galera comprou a ideia quando eles comparecem vestido com algo que faz referência ao tema. Por exemplo, quando foi o tema RBD um jovem foi de Mia Colucci, no tema em referência ao filme ‘Meninas Malvadas’ tinham várias pessoas vestias de rosa”, relata Josivânia.

Sobral também já teve como tema para promover a vacinação o grupo mexicano RBD. O que fez o cantor e ator Christopher von Uckermann, que fez parte do grupo, reclamar de uma publicação da Prefeitura.

Na campanha mais recente, que convoca a população em geral a partir de 30 anos para tomar a primeira dose e a segunda dose de quem já está no prazo, o tema é “Doutor Vacina”, em referência a séria Dr. House, estrelada pelo ator inglês Hugh Laurie. Neste fim de semana, os irmãos Sam e Dean Winchester, da série Sobrenatural, também deram uma força na cidade do interior cearense, com a campanha “Supervacinados”.

A Prefeitura de Pindoretama escolheu o tema gamer para convocar o público de 12 a 17 anos para o mutirão de vacinação no município, com o “Game Lovers – Press Start na Vacinação da Covid-19”.

Seguindo a tendência das dancinhas e do piseiro, a Prefeitura do Crato divulgou um vídeo com coregrafia e participação do Zé Gotinha dançando uma música sobre a vacina.

 Fonte: G1 CE