Imunizantes serão destinados para aplicação da primeira e segunda doses
Mais 255.150 doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará na noite dessa terça-feira (20), sendo 202.500 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 52.650 da Pfizer/BioNTech. O 47° lote de imunizantes será destinado para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses na vacinação da população em geral.
Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana reforçou que a vacinação é o único caminho para atravessar a pandemia. “As vacinas contra a Covid já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, da Secretaria da Saúde, para distribuição aos nossos municípios. Até o momento, já foram aplicadas 5.091.356 doses em todo o Estado. Só com a vacinação em massa conseguiremos superar de vez essa pandemia”, escreveu.
As doses da AstraZeneca e Pfizer foram enviadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A distribuição dos imunizantes para D1 já está sendo feita de forma proporcional aos municípios cearenses. O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.
Vacinômetro
O Vacinômetro da Sesa registra que, até às 17 horas dessa segunda-feira (19), foram aplicadas mais de cinco milhões de doses. Com isso, 3,6 milhões de cearenses receberam a primeira dose. Mais de 1,3 milhão de cearenses já completaram o esquema vacinal com a segunda dose, além dos 141 mil que foram imunizados com a dose única da Janssen.
Cadastro Estadual de Vacinação
Continua aberto o cadastro do público entre 12 e 17 anos para vacinação contra a Covid-19 na plataforma Saúde Digital. A Sesa informa que ainda não existe previsão para começar a vacinação neste público. O único imunizante liberado até o momento pela Anvisa para ser aplicado em adolescentes é o da Pfizer.