Área do Parque do Cocó é ampliada em 10 hectares para estimular convivência sustentável com a natureza

A iniciativa marca o mês do Meio Ambiente e representa o trabalho para preservar o maior parque urbano do Norte e Nordeste

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana, e o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, assinaram na manhã desta quarta-feira (2) o decreto que autoriza a ampliação da área total do Parque Estadual do Cocó (PEC), localizado em Fortaleza. Serão 10 hectares (ha) a mais, passando de 1.571ha para 1.581ha. A iniciativa marca o mês do Meio Ambiente, celebrado em junho, e representa o trabalho do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), para preservar o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste.

Ao longo deste mês, serão divulgadas mais ações com o objetivo de promover conscientização ambiental e oportunizar a boa convivência da população cearense com a natureza. “O Cocó atravessa quinze bairros de Fortaleza. É uma unidade que vai além do município de Fortaleza. É um grande patrimônio. E hoje nós estamos ampliando em mais 10 hectares. É uma área de Dunas que nós estamos incorporando neste momento ao Parque do Cocó. Na próxima semana, também, vamos anunciar outras medidas importantes. E tem toda uma programação, ao longo do mês, em homenagem ao Dia do Meio Ambiente e à necessidade da convivência harmoniosa e sustentável com o Meio Ambiente aqui no Ceará ”, ressaltou Camilo Santana.

Além da ampliação da área, o chefe do Executivo Estadual citou outras intervenções feitas no Parque nos últimos anos. “Investimentos em trilhas, em áreas de passeio de barco, em visitação. Também, ao longo de todas as áreas, estamos construindo Areninhas, praças, brinquedopraças e urbanização. Vamos inaugurar uma série de urbanizações ali, da BR 116 até a Paulino Rocha”.

O titular da Sema projetou que, até o final de 2022, o Ceará vai alcançar quase o dobro do número de Unidades de Conservação no Estado. “ (Em 2015) nós tínhamos 24 Unidades de Conservação Estaduais. Até o final do ano que vem, nós vamos ter 41”, disse Artur Bruno, explicando que o Ceará também passará a contar com 17 Planos de Manejo, instrumento essencial para diagnóstico e zoneamento da Unidade de Conservação.

O sonho verde de Fortaleza

Na oportunidade, os gestores também lançaram o livro-catálogo do Parque Estadual do Cocó, produzido pela Sema, e que será disponibilizado de forma digital e gratuita para a população. “Aqui é O sonho verde de Fortaleza, é o título desse livro-catálogo. Quando a gente chega de avião, a gente vê aquele verde em Fortaleza, é o Parque Estadual do Cocó, agora garantido pelo governador Camilo Santana”, afirmou Artur Bruno.

Camilo Santana destacou o investimento feito para a criação do Centro Gastronômico Tradicional da Sabiaguaba. “Para Sabiaguaba, estamos licitando intervenção para melhorar aquela área que será uma área importante de visitação dentro do Parque do Cocó”, anunciou o governador, frisando a importância da área para o turismo ecológico.

A programação do Junho Ambiental, promovido pela Semana, pode ser consultada aqui.