Vacina contra coronavírus pode matar milhares de tubarões, alertam cientistas

Os tubarões produzem esqualeno, um óleo natural produzido no fígado que é um ingrediente em várias candidatas à vacina contra covid-19

É possível que 500 mil tubarões sejam mortos por causa de um óleo natural que produzem e pode ser utilizado em vacinas contra o coronavíorus, dizem cientistas preocupados com sustentabilidade, que falaram à Sky News..

Um dos ingredientes usados na vacina é o esqualeno, óleo natural produzido no fígado dos tubarões. Ele é considerado um elemento que aumenta a eficiência da vacina, criando uma resposta imunológica mais forte.

Uma das companhias que usa esqualeno em suas vacinas é a britânica GlaxoSmithKline. A empresa disse que iria fabricar um bilhão de doses desse ingrediente para uso das vacinas. Para produzir uma tonelada de esqualene, são necessários 3 mil tubarões.

Segundo a organização Shark Allies, da Calif´ronia, para toda a população receber uma dose de vacina contendo esqualeno, 250 mil tubarões precisam ser mortos. Se forem necessárias duas doses, o número dobrará para 500 mil. Eles dizem que é possível usar uma versão sintética da substácia, feita com cana de açúcar fermentada.

Fonte: ÉPOCA