Semasp fiscaliza comércio no centro de Juazeiro do Norte para cumprimento do decreto

Após a liberação do comércio em Juazeiro do Norte, que iniciou a primeira fase do plano de reabertura econômica nesta segunda-feira (03), a Diretoria de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) intensificou a fiscalização dos estabelecimentos comerciais que foram autorizados a reabrir. Nesta segunda-feira (03), equipes da Vigilância Sanitária e da Semasp, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), inspecionaram estabelecimentos da Rua São Pedro, no Centro.

“As principais orientações para os lojistas é que fiquem atentos aos protocolos de condições higiênico-sanitárias adequadas, como uso de máscara obrigatório, uso de álcool-gel e distanciamento dentro da loja de 2 metros entre os consumidores”, destaca o coordenador da Vigilância Sanitária, David Marrom.

É necessário que os estabelecimentos respeitem o limite de 40% da atividade presencial dos funcionários, organizem e controlem as filas, e mantenham a limpeza periódica do interior das lojas. “Há ainda a questão dos cuidados com os meios de pagamento. Recomendamos que possa ocorrer de preferência em meio digital”, orienta David.

A Semasp também está atuando nos espaços públicos, como os mercados que foram reabertos nesta segunda (03), e está diariamente em pontos estratégicos, orientando tanto os comerciantes como a população no cumprimento das medidas de prevenção estabelecidas nos decretos.

Sobre a retomada da economia, o diretor de Serviços Públicos, Eloi José, destaca a utilização dos equipamentos de proteção. “A expectativa é muito grande que o comércio seja alavancado. Estive em dois mercados hoje, orientando os comerciantes para o cumprimento do decreto, a utilização de máscara, e atender apenas clientes que estejam usando máscaras, além de disponibilizar o álcool em gel”.

Já para os consumidores, a principal recomendação, além do uso da máscara e da higienização das mãos, é de que evitem formar aglomerações, respeitando o distanciamento seguro das demais pessoas.