Covid-19: Cariri atinge 6 mil contaminados e acende sinal de alerta

POR AGÊNCIA NEWS CARIRI

A região do Cariri chegou à marca de 6.045 casos de covid-19 nesta segunda-feira, conforme dados da plataforma Integrasus. A estatística indica que doença alcançou 100% das cidades caririenses, ou seja, todos os 29 municípios. Juazeiro do Norte é o epicentro com 2.847 infectados e ainda apresenta tendência de crescimento. Já Granjeiro, que tem o menor número de habitantes na região, cerca de 4.800, registra apenas dois casos da doença.

Ainda de acordo com a plataforma, a região já contabiliza 163 mortes decorrentes da doença. Os números acenderam sinal de alerta nas autoridades de saúde do estado. Nesta segunda-feira o secretário de saúde do Ceará, Dr. Cabeto Rodrigues, esteve em Juazeiro para alinhar estratégias de combate à pandemia de forma regionalizada.

Cabeto anunciou medidas de fortalecimento da rede de atendimento hospitalar da macrorregião do Cariri. A principal delas, a abertura de mais 70 leitos de UTI em unidades de saúde de Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo, Crato e Icó.

Outra medida será a ampliação da testagem PCR, que identifica o novo coronavírus com maior precisão. Atualmente o exame é realizado apenas na capital, no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Segundo Cabeto, o Estado deve implantar uma unidade de testagem no próximo mês nas dependências do laboratório de biologia molecular da Universidade Federal do Cariri, no campus Barbalha.