Policiais militares lotados na 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram acionados para resgatar um filhote de jaguarandi (gato-mourisco), na tarde dessa terça-feira (14), em Milagres – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19). O animal foi encontrado por moradores da localidade de Sítio Morcego, no distrito de Catarina.
O acionamento ocorreu por volta das 14h15min, quando a composição especializada recebeu um chamado de um morador da região, que realizava um plantio de milho no quintal de sua residência, quando encontrou o animal silvestre. Após deslocamento até a localidade, os PMs resgataram o filhote que aparentava ter aproximadamente 25 dias de vida.
Quando adulto, o gato-mourisco pode pesar até 40 quilos, mas possui um porte menor se comparado a outros felinos presentes na fauna brasileira, como a onça. Atualmente, o animal é considerado raro e em extinção. Após o resgate, o BPMA levou o filhote até a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Cariri, para receber os cuidados necessários.