Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), tendo como base o Decreto nº 33.631 do Governo do Estado do Ceará, publicado no Diário Oficial do último dia 20, o mapa possibilita consulta das fases no Plano de Retomada da Economia pelos 184 municípios cearenses. O referido Decreto prorrogou o isolamento social no Estado, renovando a política de regionalização das medidas de isolamento social. O trabalho foi desenvolvido pelos analistas de Políticas Públicas do Instituto Cleyber Nascimento e Alexsandre Lira.
O Decreto instituiu que Fortaleza passa, a partir de hoje, para a Fase 2 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. De acordo com o diretor Geral do Ipece, professor João Mário, somente a capital do Ceará avançou para a Fase 2 neste momento, já que apresentou os melhores indicadores de saúde. Os demais municípios, em um total de 43 cidades da Macrorregião de Saúde de Fortaleza, iniciaram a Fase 1. Já nos municípios de Sobral e Juazeiro do Norte foi mantido e instituído, respectivamente, o isolamento social rígido, com restrição na liberação de atividades.
A política de isolamento social rígido consiste no controle da circulação de pessoas e veículos nos espaços e vias públicas, objetivando reduzir a velocidade de propagação da doença. Os demais 138 municípios do Ceará continuam na fase de transição com isolamento social. Segundo Cleyber Nascimento, o Ipece “elaborou um mapa com as fases do plano de retomada responsável das atividades econômicas e comportamentais segundo os municípios cearenses, permitindo ao cidadão e aos gestores consultarem geograficamente em que fase do plano de abertura encontra-se atualmente o seu município”.