Projeto Educação: professor mostra como produtos de limpeza aparecem em questões do Enem

O Projeto Educação desta sexta-feira (18) fala sobre a produção de sabões e sabonetes. Segundo o professor de Química Gilton Lyra, trata-se de um tipo de reação química comum e simples, mas que deve ser feita apenas em áreas industriais. Esse é um tema que aparece com frequência nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

É que para fazer o sabão é preciso misturar, principalmente, um tipo de gordura (triglicerídeo) com uma base forte, como a soda cáustica. É importante lembrar que esse processo nunca pode ser feito em casa porque o uso da soda cáustica pode causar queimaduras na pele.

Gilton Lyra explica quando uma solução de soda cáustica misturada com água reage com a gordura, que pode ser um óleo vegetal ou animal, se forma o sabão que muitas pessoas conhecem como sabão amarelo.

O professor diz que esse sabão, por ser parte de um processo mais natural, não agride tanto a natureza. Diferente do detergente, que geralmente é produzido na indústria petroquímica.

(Enem 2018) Tensoativos são compostos orgânicos que possuem comportamento anfifílico. Isto é, possuem duas regiões, uma hidrofóbica e outra hidrofílica. O principal tensoativo aniônico sintético surgiu na década de 1940 e teve grande aceitação no mercado de detergentes em razão do melhor desempenho comparado ao do sabão. No entanto, o uso desse produto provocou grandes problemas ambientais, dentre eles a resistência à degradação biológica, por causa dos diversos carbonos terciários na cadeia que compõe a porção hidrofóbica desse tensoativo aniônico. As ramificações na cadeia dificultam sua degradação, levando à persistência no meio ambiente por longos períodos. Isso levou a sua substituição na maioria dos países por tensoativos biodegradáveis, ou seja, com cadeias alquílicas lineares.
PENTEADO, J. C. P.; EL SEOUD, O. A.; CARVALHO, L. R. F. […]: uma abordagem ambiental e analítica. Química Nova, n. 5, 2006 (adaptado).

O professor Gilton Lyra reforça que é importante ter atenção aos tensoativos, produtos de limpeza e preocupação ambiental que o Enem apresenta na prova de Química. Segundo ele, são assuntos frequentes.

 Fonte: G1.com