Alunos estudam em escola feita de taipa e coberta por palha no MA

Cerca de 19 alunos estudam na escola de rede pública municipal Pai João Lobo, em uma comunidade rural de Caxias, a 360 km de São Luís. No local estudam vários alunos de séries diferentes.

A falta de infraestrutura é nítida, já que a escola é de taipa e coberta por palha. O local possui um único cômodo pequeno com piso de barro, as cadeiras estão deterioradas e a porta é uma cancela amarrada com um pedaço de corda.

A merenda escolar não é disponibilizada todos os dias e para não deixar as crianças das 7h às 11h30 com fome, a solução é liberar todo mundo mais cedo. A liberação prejudica no aprendizado dos alunos.
A professora, que não quis se identificar, afirma que é necessário fazer classes multisseriadas. “Infelizmente é necessário fazer esse multisseriado a não ser que tire as crianças daqui para irem a outras escolas. Se os alunos fossem liberados às 10h por falta de merenda escolar, eu não vou conseguir trabalhar metade do que está planejado para fazer. Humanamente é impossível fazer um bom trabalho com multisseriado, mas a gente se esforça o máximo que a gente pode”, explicou a professora.

O bebedouro da escola é uma garrafa de detergente reutilizada e levada por um dos moradores da comunidade. Além disso, apenas três copos são disponibilizados para que todas as crianças utilizem.

“Eu gostaria de uma escola com teto, uma cadeira firme e as paredes melhoradas. Acho que precisa de uma reforma”, Cendrik, 9 anos.

Além disso, os meninos e as meninas usam um banheiro improvisado do lado de fora. A prefeitura de Caxias foi procurada, mas não se manifestou sobre a situação da escola.

Fonte: G1.com