Um projeto desenvolvido por oito alunos da Escola Municipal Deputado José Mariz, em Jacumã, no município do Conde, Litoral paraibano, é finalista da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia que acontece de 21 a 25 de outubro em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.
Os alunos do 9º ano do ensino fundamental desenvolveram um tijolo que tem isopor na fabricação, para ser utilizado na construção civil. O projeto vai concorrer com 25 países dos 5 continentes.
Em entrevista à TV Cabo Branco, o estudante André Júnior explicou que junto aos colegas percebeu, durante o trajeto de casa para a escola, os problemas que existem nas ruas e nos asfaltos. A partir disso, tiveram a ideia de construir um bloco que seja resistente e que solucione esses problemas.
No desenvolvimento do tijolo, os alunos utilizam materiais reciclados e, com isso, ajudam o meio ambiente. Os testes do bloco foram feitos em uma faculdade particular da capital, por engenheiros da construção civil, e o tijolo suportou até 4 toneladas, tendo aprovação para que seja aplicado em grande escala.
A Escola Municipal Deputado José Mariz foi a única do estado a ser escolhida para participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. A professora de ciências Alda Cláudia, uma das coordenadoras do projeto, está animada com a participação dos alunos na Mostra. “É muito gratificante porque vemos o desenvolvimento deles no projeto. O futuro deles é promissor”, disse.
O projeto “utilização de isopor como componente de blocos para construção civil”, foi realizado por uma equipe de alunos representados por Luciano Soares de Melo e André Júnior, coordenado pela professora Alda Cláudia, e orientado pelo professor Jeimes Campos.
Fonte: G1.com