Realizada no plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Audiência Pública para tratar da renovação do contrato de concessão dos serviços de abastecimento d’água e tratamento de esgoto da Cagece no Município. O encontro aconteceu na manhã da última quarta-feira, 25.
Representando o município de Juazeiro do Norte, o Prefeito Arnon Bezerra participou do evento, acompanhando pelos secretários de Agricultura e Abastecimento, Romão França, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, do Chefe de Gabinete, Nildo Rodrigues, do Procurador Geral do Município, Micael François, o Superintendente da Autarquia de Meio Ambiente (Amaju), Sidney Kal-Rais, entre outros assessores.
Na audiência, inicialmente foram apresentados alguns questionamentos sobre valores, vantagens, tarifas, cumprimento e qualidade dos serviços e prazos, apresentados pela Cagece no projeto para as obras de saneamento e abastecimento. Dúvidas que foram explicadas pelo próprio presidente da companhia, Neuri Freitas. Ele além de responder os questionamentos, apresentou argumentos para a realização do serviço. “O Governo Federal não tem recurso para saneamento; Estado e Município se esforçam, mas não dão conta, e nos resta a iniciativa privada. Para que o impacto não seja tão absurdo nas tarifas cobradas pela companhia, há essa necessidade de renovação e extensão do contrato”, destacou.
O Secretário Estadual de Cidades, Paulo Henrique Lustosa, em sua fala, destacou a importância de Juazeiro do Norte aderir ao projeto, pois a cidade por ser a maior da Região Metropolitana do Cariri (RMC) é a que mais agrega no projeto de saneamento proposto pelo Estado e sem a sua participação o projeto para sanear a RMC é quase nulo. Também esteve participando da audiência, o secretário da Casa Civil, Nelson Martins. A audiência foi solicitada pelos vereadores Tarso Magno e José Barreto e presidida pelo vereador Capitão Vieira.
Prefeito destaca importância do projeto
O Prefeito Arnon Bezerra, ressaltou a importância da audiência nesse momento e os investimentos que chegam a mais de R$ 478 milhões para o saneamento. “Vemos o crescimento da cidade de uma forma assustadora. Todas as vezes que alguém tece um elogio ao Município, destaca a falta de saneamento”, afirma o prefeito.
Ainda conforme Arnon Bezerra, quando essa obra tiver no início vai causar um transtorno momentâneo, mas depois a efetiva certeza de um grande serviço. “Agora chegou a hora e a vez de Juazeiro do Norte e não podemos protelar essa questão. Saneamento básico é a garantia de saúde e bem-estar”, disse. O Prefeito vinha pleiteando investimentos para o saneamento através do Banco da Comunidade Andina. Ele afirmou que, nesse momento, caso obtenha esse outro recurso, irá destinar às obras de drenagem.
O Vereador Damian de Firmino disse que tanto a Câmara como a Prefeitura têm interesse em realizar o saneamento básico, mas cobrou maior comprometimento da Cagece. Já o vereador Capitão Vieira, disse que com a efetivação de questões básicas, como o Conselho de Abastecimento e as emendas necessárias, em breve o projeto poderá estar sendo encaminhado para votação. Segundo Nelson Martins, dos 22 municípios para aprovar a lei de concessão, 4 ainda precisam avançar, das cidades de Missão Velha, Trairi, Santana do Cariri e Juazeiro do Norte. Todos os outros já aprovaram e o convênio já foi encaminhado para ser assinado das respectivas prefeituras e Cagece.