Moradores de Juazeiro do Norte convivem, desde a fundação do Município, com um problema visível aos olhos de todo cidadão: a falta de saneamento básico. Mas, ao que tudo indica, a ausência desse serviço pode estar com os dias contados. Isso porque, a Prefeitura assinou um contrato com Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) que prevê a execução do maior projeto de saneamento básico da história do Município.
O contrato está firmado num valor total de R$ 478.792.930,14 milhões. De acordo com a prefeitura a obra deve ser realizada de forma fragmentada, tendo como intuito a universalização dos serviços de água e esgoto, buscando impactos positivos nas áreas da saúde e meio ambiente, além da qualidade de vida da população e visitantes.
As obras previstas no contrato envolvem a ampliação no sistema de abastecimento de alguns bairros, a exemplo do São José, Aeroporto e Triângulo. Os trabalhos devem ser orientados pelas diretrizes do Plano Municipal de Saneamento Básico, que estipula a universalização do sistema de esgotamento sanitário.
Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o prazo de validade do contrato é de 35 anos, ou seja, os serviços devem ser concluídos até 2055.