Por Agência News Cariri / Wesley Júnior
O ex-catador de latinhas e professor Ciswal Santos, que realizou o sonho de ingressar na Universidade de Harvard – uma das mais conceituadas no mundo – arranjou uma forma tipicamente juazeirense de agradecer suas mais recentes conquistas na pesquisa que vem desenvolvendo na instituição. Em passagem por alguns países da Europa, Ciswal deixa fixado nos pontos turísticos mais conhecidos uma miniatura do Padre Cícero Romão Batista.
“Gosto de divulgar a cultura da fé que existe na cidade de Juazeiro, cidade que me acolheu desde os 13 anos de vida. Sempre que eu vou em algum lugar aqui na Europa eu levo [a miniatura] e deixo em algum local frequentado”, conta o professor.
De acordo com Ciswal, uma das miniaturas foi colocada na sede da Universidade de Harvard, no estado de Massachusetts, ao lado da estátua de John Harvard, fundador da instituição. Ainda neste mês, revela o professor, uma miniatura será fixada em algum ponto de Amsterdã, na Holanda. “Ainda vou colocar uma em Boston, e outra em Nova York, na Times Square”, diz.
Ciswal Santos faz um tour pela Europa desde maio, quando iniciou a pesquisa relacionada a um projeto, desenvolvido pelo mesmo e aprovado pela universidade de Harvard, que fornece eletricidade, água e internet por preços baixos para famílias do Semiárido do Nordeste.