Feira vai reunir cerca de 300 jovens cientistas brasileiros e estrangeiros até a próxima sexta
Já pensou encontrar uma criança de oito anos apresentando um trabalho científico sobre qualquer área do conhecimento? Esse jovem cientista pode ser de qualquer lugar do Brasil ou até de outro país, sabia? Isso não só será possível, como “normal” dentro da quarta edição da MOCICA – Mostra Científica do Cariri, que começa nesta segunda, 26 (apenas para credenciamento dos participantes) e segue de *terça a quinta, 27 a 29, aberta ao público em geral e com entrada gratuita*; a expectativa dos organizadores é receber cerca de 25 mil visitantes durante toda a feira de ciências.
O professor Ricardo Fonseca, idealizador da MOCICA e coordenador-geral da feira, reconhece que o evento cresceu e amadureceu para popularizar o conhecimento. “Os trabalhos científicos da meninada, entre 8 e 20 anos, são sensacionais! Sem falar que quase metade da feira tem participação dos jovens cientistas do Cariri cearense e por mérito! Ela disputaram as mesmas vagas com projetos do Brasil e do mundo.”
Robótica, Matemática, Linguagens, História, Geografia, Saúde, Meio Ambiente, Comunicação, enfim, terá de tudo um pouco nos 140 projetos aprovados, 12 são do exterior. Para conhecer a feira não precisa fazer inscrição, nem reserva, basta ir e pronto, simples assim! Pode levar a família, vizinhos, turma da escola ou mesmo ir sozinho, o importante é mergulhar no universo científico sob o olhar dos alunos do ensino fundamental e médio que já estão de olho na ciência.
Programação
Nesta segunda, 26, acesso só para expositores; de terça a quinta visitação aberta ao público, 8h às 18h (exceto quarta pela manhã, quando a MOCICA faz encontro da ciência e da fé, na Colina do Horto, aos pés da estátua do Padre Cícero); na quarta à tarde, o Ginásio Poliesportivo segue aberto para os visitantes, assim como na quinta, de 8h às 18h; na sexta, a garotada vai curtir o Balneário do Caldas, em Barbalha e à noite haverá premiação dos trabalhos na solenidade de encerramento, marcada pontualmente para às 18h, no Poliesportivo.
Algumas atividades da MOCICA acontecem paralelamente à feira, como: a Oficina de Inteligência Cognitiva, com o professor Hélio Caloi, uma das maiores autoridades nessa área em todo país, e a exposição de brinquedos do projeto RAM, peças criadas a partir do reaproveitamento do que iria para o lixo; ambas acontecem de terça a quinta, no Cariri Garden Shopping, gratuitamente.
SERVIÇO:
Evento: IV MOCICA- Quarta Mostra de Ciências do Cariri
Período: 26 (credenciamento) 27 a 30 agosto de 2019 (aberta ao público gratuitamente)
Local: Ginásio Poliesportivo – Juazeiro do Norte
Horário: 8h às 18h
*Mais informações e agendamento de entrevistas*
Commonike Assessoria de Imprensa
IV MOCICA
Monike Feitosa
(88) 9.9664-1164 / @commonike_
https://mocica.webnode.com/
PROGRAMAÇÃO IV MOCICA
Local: Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte
26/08/2019 – Segunda
08h às 18h – Credenciamento, entrega do material para a montagem dos estandes, informações gerais.
27/08/2019 – Terça
09h às 09h30 – Abertura Oficial
09h30 às 12h – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos
12h às 14h – Almoço
14h às 18h – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos
28/08/2019 – Quarta
08h às 11h – Encontro da Fé e da Ciência – Horto, Estátua do Padre Cícero – Saída do Hotel Verdes Vales;
12h às 14h – Almoço
14h às 18h – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos
18h às 19h – Jantar
19h às 22h – Momento Cultural e troca de lembranças entre jovens cientistas (Cariri Garden Shopping)
29/08/2019 – Quinta
08h às 12h – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.
12h às 14h – Almoço
14h às 18h – Visitação Pública, Exposição dos Trabalhos e Avaliação dos projetos.
19h às 21h Observatório Espacial (telescópio do IFCE)
30/08/2019 – Sexta
08h às 15h – Passeio no Balneário Caldas em Barbalha
18h às 21h – Encerramento e premiação dos melhores projetos aos estudantes; entrega do Prêmio ao Orientador Nota 10 e Escolha Popular. (Iniciaremos às 18h, em ponto).