Dia de chuva tem alagamentos, ondas altas e queda de árvores no Grande Recife

A manhã desta sexta-feira (2) começa com chuva na Região Metropolitana do Recife. Uma árvore tombou sobre uma creche na Zona Norte da capital e havia pontos de alagamento em ruas e avenidas de diferentes cidades. Além disso, ondas altas levaram areia e água para a orla de Olinda. A Agência Pernambucana de Águas e Clima emitiu um alerta de chuvas, válido até esta sexta.

Uma árvore caiu sobre a Creche Municipal Irmã Dulce, no Espinheiro. Segundo funcionários, a unidade abriria às 7h e a área atingida foi a cozinha do berçário. O pedreiro Gleibson Carlos de Lima foi levar as duas filhas para a aula e encontrou a creche fechada. “Essa árvore já tava trazendo perigo. Sorte que não tinha nenhuma criança aí”, disse.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) enviou uma equipe ao local para fazer a retirada.”Uma poda de manutenção foi realizada na árvore em 25 de março deste ano, e o vegetal apresentava boas condições. Porém, com as chuvas, a árvore ficou mais pesada e por ser velha não suportou o peso”, apontou em nota a Emlurb.

Outra árvore caiu na Rua Dom João VI, do lado oposto ao Shopping Recife, em Boa Viagem, Zona Sul da capital. Duas faixas chegaram a ser interditadas. A planta foi retirada durante a manhã.

O meteorologista Fabiano Prestrêlo, da Apac, aponta que a chuva deve continuar ao longo de toda a manhã. “Agora de manhã, a gente tem essa continuidade da chuva. À tarde o tempo deve melhorar”, diz.

Ondas em Olinda

Na orla de Olinda, a ventania da madrugada, as ondas altas e a chuva levaram areia para a pista. A comerciante Aurinete Souza trabalha há mais de 40 anos na beira mar da cidade e contou que nunca viu algo assim.

“A água quase que entra no restaurante. Nunca vi, em toda a minha vida algo assim. Ressaca em agosto é normal, mas igual a essa? Não, foi de mais. Eu não consegui dormir, com medo que a onda me levasse”, disse.

A secretária executiva de Serviços Públicos de Olinda, Cinthea Olveira, aponta que 150 metros da Avenida Ministro Marcos Freire precisaram ser interditados. Ao todo, 28 profissionais da prefeitura e uma retroescavadeira foram utilizados para fazer a retirada da areia da via.

Um vídeo mostra as ondas na orla durante a manhã. É possível ver uma delas quebrando por cima dos bancos e invadindo a avenida.

Fonte: g1.com