Crato se torna a primeira cidade do interior a implantar o Centro da Valorização da Vida (CVV)

Com o apoio da Secretaria de Segurança Publica, o município do Crato se torna a primeira cidade do interior do Estado a implantar o Programa Nacional de Prevenção ao Suicídio – Centro de Valorização da Vida (CVV). A iniciativa tem aprovação do Ministério da Saúde.

O projeto foi oficializado na última segunda-feira, 19, em sessão solene na Câmara dos Vereadores, que contou com a participação da equipe da Secretaria de Segurança Pública do Crato, comandada pelo Coronel Jarbas Freire, com o vice-prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto, e com o Coordenador do Centro de Valorização da Vida, João Regis Silva, que falou sobre os cuidados com a saúde mental e a importância do equipamento para evitar a prática do ato suicida.

A implantação do equipamento ocorrerá nos próximos meses com o apoio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Segurança Pública do Município. O trabalho consiste na implantação de uma linha pelo número 188, onde a pessoas que estejam em situação de risco possam ligar para o CVV e conversar com uma pessoa treinada para desconstruir a ideia de suicídio.

O equipamento funcionará junto ao Centro Integrado de Operações e Emergências Municipais do Crato (CIOEM), anexo a Secretaria de Segurança Pública.

De acordo com o Coronel Jarbas, a próxima etapa será o credenciamento de voluntários e treinamento da equipe que deve atuar na prevenção ao suicídio em toda a região do Cariri.

 Com informações da assessoria de comunicação