Censo Escolar registra aumento de alunos matriculados na rede pública municipal em Juazeiro do Norte

O resultado preliminar da 1ª etapa do Censo Escolar 2019, encerrada no último dia 31 de julho, revelou uma alta no número de alunos matriculados na rede pública municipal de ensino em Juazeiro do Norte, que nesta fase, alcançou aumento geral de 2,1% no quadro de alunos do ensino regular geral, registrando 32.148 matrículas na rede.

Até o dia 29 de maio, data referência do Censo Escolar em 2019, foram coletados dados de escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula e de todas as unidades escolares do município.

De acordo com o levantamento, o município apresentou além da evolução no quadro de alunos do ensino regular geral, a alta de 4,9% na matrícula da Educação Infantil, com 7.265 crianças matriculadas na rede, a maior até então contabilizada. Já no Ensino Fundamental houve crescimento de 1,7% com a matrícula de 23.158 alunos. O resultado também apresentou números positivos da Educação de Jovens e Adultos e com a matrícula de 1.702 estudantes e no PROJOVEM CAMPO, 133 alunos.

As informações preliminares serão retificadas a partir do mês de setembro. A partir de então se fará uma avaliação mais detalhada e análise de dados relacionados ao Atendimento Educacional Especializado, Tempo Integral, Unidades Conveniadas, Transporte Escolar, dentre outros.

A realização do Censo Escolar cumpre a legislação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e se constitui como instrumento orientador para políticas públicas de melhoria da Educação . A distribuição de recursos para merenda, livros didáticos e transporte escolar, por exemplo, é determinada pelas informações declaradas.

As informações prestadas no Censo 2019 também servirão de base para o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) que acontece em outubro de 2019. O SAEB avalia a qualidade, a equidade e a eficiência do ensino no país, e, assim como os resultados do Censo Escolar, integra  o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).