Cardumes de peixes se formam no Bairro Cais do Porto e despertam curiosidade em Fortaleza

Quem passou pelas proximidades do Iate Clube, no Bairro Cais do Porto, em Fortaleza, presenciou quatro cardumes de peixes, que se estabeleceram em um trecho raso. Os cardumes se instalaram no fim de semana, mas ainda permaneciam no local na manhã dessa segunda-feira (19).

O advogado Rafael Monti, 32, notou o fenômeno por volta de 9h30 de ontem e fez o registro da movimentação dos peixes. “Foi a primeira vez que vi, eram muitos peixes e estavam chamando atenção”, relata o advogado. Hoje mais cedo, Rafael ainda conseguiu fazer algumas fotos dos cardumes que continuavam na orla.

A engenheira de Pesca e doutora em Oceanografia, Caroline Feitosa, explica que a formação de cardumes tem duas finalidades: proteção e detecção de presas. “Isso é uma forma de cooperação ou de mutualismo entre os indivíduos de uma mesma espécie”, pontua.

Sobre o hábito, Caroline diz que a formação dos peixes é temporária e que normalmente ocorre durante o dia e à noite é desfeita. Conforme a Drª. em oceanografia, ainda no mesmo dia a formação pode variar com a mudança dos indivíduos que compõem o cardume.

Assim, em geral, os peixes são do mesmo tamanho, pertencem à mesma espécie e não possuem nenhuma liderança. “Eles passam a informação para os outros ao longo do cardume, que é percebida pela linha lateral. Eles mantêm uma distância entre os exemplares, cerca de 15% do comprimento do corpo”, explica sobre a organização do bando.

Por meio do vídeo não é possível identificar qual a espécie dos cardumes, mas, possivelmente, os peixes encontraram uma situação favorável, como a presença de alimentos. Conforme Caroline, provavelmente, por esse fator, os peixes formaram os cardumes em um trecho raso do mar.

Fonte: g1.com