O sertão do Ceará voltou a apresentar atividade sísmica nesta quinta-feira (25), segundo dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Desta vez, um tremor de magnitude 3.2 foi registrado na cidade de Quixeramobim. Na última quarta-feira (24) foram contabilizados mais de 100 abalos nas cidades de Madalena, Quixeramobim e Boa Viagem. Desde o dia 17 de março deste ano, o LabSis registrou mais de 1.200 tremores na região.
Segundo o Laboratório, o abalo em Quixeramobim foi registrado às 21h44 e sentido nas localidades de Fogareiro, São Joaquim, Agrovila de Passagem, Carnaubinha, Veneza do distrito de Manituba, Poço Cercado do distrito de Damião Carneiro e povoado de Pau Ferro.
De acordo com a Defesa Civil de Madalena, além de Quixeramobim, há relatos de tremores também em diversas localidades de Madalena e Boa Viagem, cidades do Sertão Central. Em nota, o órgão comunicou que o município está em alerta e fazendo monitoramento da situação.
Barulho forte
Moradores da região relataram ter ouvido estrondos na zona urbana dos municípios. O agricultor Ervaldo Galdino Medeiros, 44, que reside em Boa Viagem, está entre as pessoas que escutaram o barulho. “Foi um estrondo muito forte e durou alguns segundos, que deixa sem saber o que fazer”, descreve.
Já na comunidade de Bom Socorro, zona rural de Boa Viagem, o barulho foi acompanhado do tremor. É o que afirma a moradora identificada como Rosiany. “Não sei dizer o tempo que durou, mas deixou agente preocupado e bastante apavorado”, disse.
Tremores
De acordo com o sismólogo Eduardo Menezes, do LabSis, este é um momento de muita atenção, pois a atividade sísmica da região pode parar de repente ou gerar um terremoto de maior magnitude.
Durante a madrugada de quarta-feira (24), foram registrados 102 tremores de baixa intensidade na região. O maior abalo registrado foi de magnitude 2.5, ocorrido às 2h46 na cidade de Boa Viagem.
Fonte: g1.com