Por Roberto Bulhões
Cerca de 1.500 romeiros procedentes de Junqueiro, em Alagoas, deixaram ontem a noite sua cidade natal e devem chegar ainda hoje a Juazeiro do Norte.
Eles vem participar dos 85 anos da morte do Padre Cicero Romão Batista, que acontece neste sábado, 20. Esta e 10a romaria de Junqueiro a Juazeiro do Norte. A concentração dos romeiros aconteceu em frente à Secretaria Municipal de Transporte de Junqueiro e depois a caravana percorreu algumas ruas da cidade, passou em frente à Igreja Matriz e rumou em direção a terra do Padre Cicero. Durante cinco dias de visita em Juazeiro do Norte, os romeiros devotos do Padre Cícero Romão Batista vão participar de missas, pagam suas promessas e retornam a Junqueiro no domingo, 21.
Para a missa de 20 de julho deste ano nada menos que 200 mil romeiros devem chegar a Juazeiro do Norte até sexta-feira. Todo ano, no dia de aniversário de morte do Padre Cicero, uma multidão superlota a Praça do Socorro, para participar da missa em sufrágio da alma do levita cearense. Padre Cicero faleceu em 20 de julho de 1934 e seu corpo está sepultado na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A missa acontece às 06:00h e é transmitida ao vivo para o Brasil e o mundo por um pool de emissoras de TV, rádio e internet.
A igreja e a prefeitura começaram os trabalhos de acolhidas aos visitantes, que, a cada ano, tem aumentado durante os festejos de morte do Padre Cicero. O período vem sendo considerado como a quarta romaria do ano que se inicia sempre no dia 17 e vai ate dia 21de julho. Como este ano a missa do Padre Cicero acontece num sábado, a movimentação de romeiros e turistas deve aumentar bastante.