A busca constante por recursos que auxiliem no desenvolvimento do Crato são premissas na Administração do Prefeito Zé Ailton Brasil. Nesse dia 30 de maio de 2019, um pacote de leis foi sancionado, no intuito de dizimar desigualdades e promover a valorização dos profissionais.
Na manhã de ontem, quinta-feira, 30, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, reuniu, no Salão Nobre da Prefeitura, a imprensa da região para que fossem apresentadas e sancionadas as leis que contemplam diversos assuntos, e de maneira especial, benefícios aos servidores públicos municipais de várias categorias profissionais. Esses acréscimos representam a correta conduta da Administração Pública Municipal, que efetiva a superação de um longo período de discrepâncias e desigualdades em questões salariais, assinalando o momento como um avanço na gestão.
Assim, foi instituída a tabela de remuneração de vários cargos de efetivos, trazendo um expressivo acréscimo percentual nos seus vencimentos, atingindo em favor de algumas classes até 171,2% de ajuste, agraciando profissionais, como os Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Psicólogos, Farmacêuticos, Veterinários, Comunicadores Sociais, Topógrafos, Técnicos em Turismo, Turismólogos, Técnicos em Contabilidade; Técnicos Agrícola, Técnicos em Edificações e Músicos. A remuneração anterior desses servidores era incompatível com a importância de suas atividades e com os salários praticados no mercado. Dessa forma, o projeto de lei corrige tal distorção.
Ainda nesse contexto, outra proposta alterou o vencimento-base dos médicos, que estavam recebendo um valor completamente fora dos padrões praticados no país, e agora terão seus salários reajustados.
Em referimento aos odontólogos, foi feita a proposta de equiparação do vencimento-base dos Odontólogos da Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos Odontólogos empossados no serviço público, trazendo-os a um patamar salarial equitativo.
“Haviam distorções graves em relação aos salários dos servidores, então estudamos e demos um importante passo não apenas na valorização do servidor, mas também no poder de avançar nas melhorias dos serviços”, destacou o Secretário de Saúde do município, André Barreto.
Para a odontóloga efetiva do município, Maria Suely Morais, que trabalha no Posto de Saúde Teodorico Teles, o aumento foi justo e trouxe dignidade. “Sinto-me valorizada pelo meu trabalho, e isso é motivador”. disse.
Na ocasião, foram mostrados os percentuais de gratificação por insalubridade e periculosidade de diversas categorias de servidores efetivos. O incentivo remuneratório aos servidores públicos também atingiu a classe profissional dos motoristas de veículos pesados atuantes na Secretaria de Educação, concedendo uma gratificação de 35% sobre o vencimento base, tendo em vista, a natureza especial de suas atribuições, sobretudo, a condução de crianças e adolescentes às escolas da rede municipal.
O Presidente em exercício da Câmara municipal do Crato, vereador Fernando Brasil, enalteceu o trabalho do Legislativo e sua participação ativa nesse importante pacote de leis para o funcionalismo municipal.
O Chefe do Executivo cratense agradece a parceria da Câmara, ressaltou a relevância da valorização e incentivo ao profissional, das melhorias que estão acontecendo em diversos aspectos no município, bem como do planejamento para a realização do concurso. “São muitos anos de solicitações, mas trabalhamos para conseguir colocar essas benfeitorias em prática. A Secretaria de Finanças e Planejamento, administrada pelo economista Carlos Eduardo Marino, vem gerindo de forma eficiente a melhora na condição de trabalho, tanto nas questões de infraestrutura como salariais, é real e crescente em nossa gestão”, pontuou Zé Aílton Brasil, que elencou diversas ações que vêm auxiliando de forma efetiva no crescimento do município como um todo.
Presentes no importante momento, os vereadores Antônio de Mano, Tota Lobo, Ticiana Cândido, Marquim do Povão, Thiago Esmeraldo, Vicência Leandro, Neguim Madeireiro, além de secretários municipais, assessores e servidores.