Pedal e Corrida do Demutran de Juazeiro do Norte reúnem cerca de mil pessoas por um trânsito seguro

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), levou às ruas cerca de mil pessoas, entre corredores e ciclistas, na manhã deste domingo, 19. A primeira corrida e o primeiro pedal do Demutran aconteceram para conscientizar todos ao respeito à legislação, evitando acidentes e preservando vidas, como é o objetivo da campanha mundial do Maio Amarelo.

Os participantes largaram do Cariri Garden Shopping. Pedalaram 8,6 km e correram 4,2 km, em clima de confraternização. O Diretor do Demutran, José Pedro Cipriano, a Secretária de Segurança Pública e Cidadania, Ivoneide Antunes, e a Promotora de Justiça, Alessandra Magda Ribeiro, participaram. Eles fizeram o percurso de bicicleta. Na chegada, houve entrega de medalhas e de brindes. O objetivo do evento foi de principalmente promover a integração das pessoas, levando mais forte a mensagem de um trânsito cada vez mais seguro para todos os cidadãos, e não com o intuito de competir.

A Promotora de Justiça, Alessandra Magda Ribeiro, considerou louvável a realização da corrida e do pedal. “Chama a atenção para um trânsito mais seguro ao mesmo tempo em que incentiva à prática esportiva, que melhora a saúde”, declarou. Um grupo de corredores, vindo do município de Caririaçu, também aprovou. “É necessário mais conscientização por parte de motoristas e de pedestres”.

Educação x Menos acidentes 

Em Juazeiro do Norte, essa consciência já está se multiplicando. Nos primeiros quatros meses deste ano, foram registrados menos acidentes do que no mesmo período de 2018. O número caiu de 203 para 174. O Diretor do Demutran, José Pedro Cipriano, destacou a intensificação do trabalho educativo, sobretudo dentro de empresas, escolas e faculdades, e a ampliação da sinalização viária, a exemplo da faixa de retenção exclusiva para motos, medida pioneira no interior do Estado.

A Gerente do Setor de Educação do órgão, Eliana Leite, reforçou que a corrida e o pedal foram realizados para confraternizar e educar condutores, ciclistas e pedestres, mas acrescentou: “Avançamos na solidariedade. Arrecadamos uma tonelada de alimentos para o Mesa Brasil. Serão beneficiadas 3 instituições do município: Hospital Infantil Maria Amélia, Circo Escola Sangine e Projeto Maria Mãe da Vida.”

Os itens arroz, feijão, açúcar, macarrão, farinha e sal, arrecadados por meio das inscrições para as atividades, foram repassados, na última sexta-feira, 17, ao programa do SESC, que atua no combate à fome, buscando onde sobra e levando para onde falta.