No mês em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil (18) e o Dia Mundial do Livro (28), o Sesc realiza duas ações de incentivo à leitura no Cariri. De 8 a 13, no Sesc Crato, acontece aSemana do Livro Infantil. Com programação gratuita e seguindo o tema “Como você me lê? O livro como agente mediador do respeito às diferenças”, a ação é voltada para crianças de escolas públicas e terá atividades como contações de histórias, rodas de leitura, bate papo com escritores, gabinete das diferenças e biblioteca itinerante.
Na programação, serão trabalhadas histórias como Feupo Silva, da escritora e ilustradora Eva Furnari, João Grilo é que nem eu?, cordel de autoria do poeta Francildo Silva e o clássico Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado. O evento ainda será palco para o lançamento do livro cartonero As histórias de Zé Sabugo, do autor Luan Gomes.
De 15 a 17, é a vez do Sesc Juazeiro promover a importância e o benefício da leitura, através da Semana do Livro e da Biblioteca. A ação é fruto do Projeto Feiras, Mostras e Jornadas de Literaturae visa proporcionar um espaço de construção do conhecimento, promovendo a biblioteca como instrumento democrático de acesso à informação e às diversas práticas artísticas e manifestações culturais.
Para isso, o evento ocupa espaços como escolas, teatros e as unidades do Sesc na região com apresentações artísticas, lançamentos de cordéis e revistas e contações de histórias.
Confira abaixo as programações dos dois eventos:
PROGRAMAÇÃO
Semana do Livro Infantil8 a 13/4 (Sesc Crato)
Segunda-feira, 8/4
Feupo Silva
É uma livre adaptação do conto homônimo da escritora e ilustradora Eva Furnari. Conta a história de um coelho poeta um tanto diferente dos outros coelhos, que num certo dia recebe a correspondência de uma fã discordando de seus poemas. A partir da indisposição gerada pela sinceridade da fã e mal estar do poeta, os dois iniciam uma comunicação via correspondências. Uma história que trata de questões como bullying, medo e vergonha de forma inteligente e divertida.
Narradora: Thailyta Feitosa
Local: Projeto Verde Vida – Distrito de Ponta da Serra
Horário: 9h
Você é muito especial
De autoria de Max Lucado, conta a história dos Xulingos, que são homens e mulheres feitos de madeira por um único criador, que os fez de formas, tamanhos e cores distintas, por isso mesmo belos. Tudo começa a ficar menos belo quando os próprios Xulingos resolvem oferecer aos moradores dois tipos de medalhas, uma referente a coisas que eles consideram boas e outra referente a coisas que eles consideram ruins. Um Xulinguento de nome Marcinelo começa a sofrer por não conseguir nunca nenhuma boa medalha, pois nunca consegue efetuar com eficácia as coisas consideradas boas. Que destino terá Marcinelo após viver situações que lhe impedem até mesmo de sair de casa? Conseguirá ele resolver essa situação, voltando a sorrir e gostar de si próprio?
Coletivo Atuantes em Cena
Local: Escola Prof. Álvaro R. Madeira
Horário: 15h
João Grilo é que nem eu?
De autoria do poeta Francildo Silva, é um cordel cheio de humor e reflexão e traz uma valiosa lição sobre o respeito e a importância da educação, narrando a história de João Grilo, um menino franzino e muito sapeca que com sua esperteza acaba criando várias situações, muitas vezes cheias de maldade. Conforme o tempo vai passando o menino fica dividido entre a astúcia e o direto e acaba percebendo que a vida tem muitos caminhos e que o seu futuro será conforme suas escolhas, boas ou más.
Poeta: Francildo Silva
Local: Escola Prof. Álvaro R. Madeira
Horário: 16h
Terça-feira, 9/4
Rodoró
Através das narrativas levaremos ao público um “rodoró” de histórias que tratam da amizade, empatia e convivência que mexe com o imaginário do ouvinte e envolve os participantes através do convite do narrador para emergir no giro de histórias ofertadas ao público.
Narradora: Beth Pacheco
Local: Teatro Adalberto Vamozi, Sesc Crato
Hoários: 9h e 15h
Quarta-feira, 10/4
O menino de todas as cores e outras histórias
Nas histórias O menino de todas as cores e Maria dia, a narradora aborda a questão da inclusão por meio da valorização de todas as cores e inclusão social. Tendo o personagem negro como protagonista da maioria das histórias, fortalecendo sua representatividade na sociedade, e a cegueira na menina Maria, como algo a ser encarado com respeito.
Narradora: Beth Gomes
Escola Alegria do Saber, Distrito de Ponta da Serra – 10h
Centro de Educação Infantil Manoel Almino, Vila Alta – 15h
Quinta-feira, 11/4
Menina Bonita do Laço de Fita
Clássico da literatura infantil, que tange a discussão de raça e respeito entre as crianças, bem como discute questões relativas ao “belo”. Escrito por Ana Maria Machado, a história narra a admiração e contemplação de um coelho branco, de orelhas cor de rosa, por uma menina preta. Contudo, além de embarcarmos nas divertidas investidas do coelho (que busca ficar preto), aprendemos sobre a importância de respeitar a diversidade e encontrar no outro a beleza que pertence apenas a ele, “belo é ser diferente”!
Coletivo Atuantes em Cena
Local: BEMC, Nova Olinda-CE
Horário: 15h30
Lançamento do livro cartonero “As histórias de Zé Sabugo”
Zé Sabugo, personagem principal, é um menino muito esperto, curioso e sonhador que está em busca de dar o seu melhor às pessoas ao seu redor. Mesmo com todos os obstáculos, ele nunca desiste do que quer. Em suas aventuras, o menino conta com o apoio de sua família e seu amigo favorito, um cãozinho chamado Peteleco.
Autor: Jorge Luan
Local: BEMC, Nova Olinda-CE
Horário: 16h30
Sexta-feira, 12/4
Bate-papo com o autor: jovens escritores
Na mesa, os dois jovens autores Alan Silva (O poeta sabiá) e Luan Gomes (As histórias de Zé Sabugo) apresentam seus livros e contam um pouco de seu processo de criação e os desafios dos escritores iniciantes.
Alan Silva, natural de Brejo Santo-CE – Escritor, poeta e contador de histórias, desde os sete anos começou a escrever seus primeiros textos. Já possui três obras independentes: “História da família”, “Carta aos Deuses e outros poemas” e “O poeta sabiá”.
Luan Gomes, natural de Altaneira-CE – Escritor desde os 13 anos, Luan adota em sua obra “As histórias de Zé Sabugo” um estilo aventureiro que enche de alegria e cativa crianças de todas as idades. Luan sempre viu a escrita como uma forma de criar uma realidade extra e expor suas opiniões.
Local: Biblioteca Pública Municipal do Crato, Largo da REFFSA
Horário: 9h
O vestido azul
De que forma o ser humano ainda consegue intervir na sociedade para a transformação de um lugar de convivência mais humana? A história “O Vestido Azul” traz essa discussão de forma bastante lúdica, pois é a partir de um “vestido azul” encantado, que toda uma comunidade muda o seu modo de viver, passando a compartilhar e compactuar das necessidades e desejos inicialmente individuais, mas que se tornaram coletivos a partir do momento em que perceberam que pequenas boas ações podem se transformar em grandes boas ações, tornando as pessoas mais humanas e solidárias.
Coletivo Atuantes em Cena
Local: Terreiro Coletivo Camaradas, Comunidade do Gesso
Horário: 17h
Sábado, 13/4
Você é muito especial
Peça de autoria de Max Lucado, conta a história dos Xulingos, que são homens e mulheres feitos de madeira por um único criador, que os fez de formas, tamanhos e cores distintas, por isso mesmo belos. Tudo começa a ficar menos belo quando os próprios Xulingos resolvem oferecer aos moradores dois tipos de medalhas, uma referente a coisas que eles consideram boas e outra referente a coisas que eles consideram ruins. Um Xulinguento de nome Marcinelo começa a sofrer por não conseguir nunca nenhuma boa medalha, pois nunca consegue efetuar com eficácia as coisas consideradas boas. Que destino terá Marcinelo após viver situações que lhe impedem até mesmo de sair de casa? Conseguirá ele resolver essa situação, voltando a sorrir e gostar de si próprio?
Coletivo Atuantes em Cena
Local: Comunidade do Alto do Penha
Horário: 9h
Semana do Livro e da Biblioteca 15 a 17/4 (Sesc Juazeiro)
Segunda-feira, 15/4
Balaio de Contos – Cia Luz do Conto
Horário: 9h e 15h
Local: Escola Municipal José de Araújo- Sítio São Gonçalo – Juazeiro do Norte
Terça-feira, 16/4
Lançamento de Cordel – Cordelista: Ernane Tavares Monteiro
Horário: 9h
Local: EEM José Bezerra – Juazeiro do Norte
Apresentação do Grupo de Reisado dos Irmãos Discípulos de Mestre Pedro
Horário: 15h
Local: Teatro Patativa do Assaré
Entrada Gratuita
Lançamento da revista em quadrinhos “O Reisado no Cariri Cearense”
Autor: Allan Jefferson
Horário: 15h30
Quarta-feira, 17/4
O sonho de Clara Gema – Cia Mandacaru
Horário: 9h e 15h
Local: Teatro Patativa do Assaré
Entrada Gratuita
Balaio de Contos – Cia Luz do Conto
Horário: 9h
Local: Educar SESC – Juazeiro do Norte (Rua José Marrocos, 226 – Santa Teresa)
Grupo de Teatro do TSI – Trabalho Social com Idosos
Horário: 15h
Local: Educar SESC – Juazeiro do Norte (Rua José Marrocos, 226 – Santa Teresa)
*Instituição mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce
Instagram: sescce