O banco de leite materno do Hospital Agamenon Magalhães, na Zona Norte do Recife, está com estoques reduzidos. Referência no atendimento para recém-nascidos internados nas alas de terapia intensiva e cuidados especiais, a unidade conta com 15 litros do produto, o suficiente para dez dias. Por isso, a direção do centro de saúde convoca mães para fazer doações.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as mães podem entrar em contato com o banco para fazer a doação diretamente no hospital ou agendar a realização da captação do alimento na própria residência. As interessadas em ajudar o banco de leite do Agamenon Magalhães podem entrar em contato pelo telefone 3184.1690.
Em Pernambuco, há outros bancos de leite administrados pelo poder público que também aceitam doações. No Recife, o Hospital Barão de Lucena, na Zona Oeste, tem à disposição 20 litros , o suficiente para 20 dias. O telefone da unidade é 3184.6552.
O Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, no Agreste, tem consumo diário de 500 ml de leite materno e conta com estoque de 20 litros. O telefone é 3719.9338,
O Hospital Dom Malan, em Petrolina, no Sertão, conta com 14 litros de leite materno e o consumo diário é de dois litros. O telefone da unidade é 87 3202.7000.
Como fazer
A SES orienta as mães para adotar alguns procedimentos. Para retirar o leite da mama, é indicado o uso de um lenço para proteger a boca e a cabeça, além da higienização das mãos, antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café.
O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado. A higienização deve ser feita com água corrente e sabão neutro. Em seguida, é preciso colocar os potes em uma panela com água e levá-los ao fogo. Após a água começar a ferver, deixar por mais 15 minutos.
Produto
O leite materno é considerado um dos alimentos mais importantes para o ser humano. Ele tem todos os ingredientes necessários para o crescimento saudável da criança, além de funcionar como um fator de proteção para doenças.
Fonte: G1.com