Hospitais de Campina Grande são abastecidos com carros-pipa durante racionamento

Com a falta de água em vários bairros, os hospitais de Campina Grande estão sendo abastecidos por caminhões do Corpo de Bombeiros e carros-pipa. No Hospital de Emergência e Trauma, veículos do Bombeiros e carros-pipa do Exército abasteceram, nesta terça-feira (19), as caixas de água com capacidade de 640 mil litros, suficiente para o consumo de quatro dias. Uma pane, na última sexta-feira (13) no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Gravatá, localizada em Queimadas, no Agreste do estado, provocou a interrupção no abastecimento em Campina Grande e outras.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, informou que está priorizando o abastecimento dos reservatórios dos hospitais municipais, policlínicas, UPAs, Samu, Caps e o setor de hemodiálise do Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel por carros-pipa. Em nota à imprensa, a pasta informa que algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Saúde e Policlínicas poderão ter seus atendimentos suspensos até a regularização do abastecimento por parte da Cagepa.

O Hospital Universitário Alcides Carneiro não foi afetado pela falta de água em Campina Grande porque dispõe de um poço artesiano de grande vazão.

A Cagepa informou que devido a alguns problemas, na rede de distribuição de água os horários no plano de contingenciamento em Campina Grande foram alterados. A área 1 recebeu água até as 20h da terça-feira (19). Já a área 2, começou a ser abastecida as 2h desta quarta-feira (20).

Após esses horários o plano de contingenciamento, com os detalhes e mudanças será divulgado, segundo informações em nota oficial emitida pela assessoria de imprensa da Cagepa.

O abastecimento na cidade foi suspenso desde a noite da sexta-feira (15), quando houve uma pane no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Gravatá, localizada em Queimadas, no Agreste do estado. Desde o ocorrido, a Cagepa informou que fez um diagnóstico das instalações elétricas e dos equipamentos, iniciou a recuperação das instalações elétricas e disponibilizou 40 técnicos do órgão para a montagem de toda a instalação danificada e a instalação dos equipamentos. Foi aberta uma sindicância e a Polícia Civil investiga o caso, para saber o que teria provocado a pane.

Confira como ficou a divisão das localidades

Área 1

Ana Amélia, Alameda, Atalaia, Araxá, Bairro das Cidades, Bodocongó, Catolé, Catolé de Zé Ferreira, Catingueira, Cidade Madura, Chico Mendes, Conjunto Mutirão, Condomínio Dona Lindu (I, II, III e IV), Cruzeiro, Cinza, Colinas do Sol, Dinamérica, Distrito de Santa Terezinha, Distrito dos Mecânicos, Estação Velha, Itararé, Jardim Vitória, João Agripino, Jardim Paulistano, Jardim Borborema, Jardim Verdejante, João Paulo II, José Pinheiro, Lagoa de Dentro, Liberdade, Malvinas, Mirante, Meu Sonho, Novo Cruzeiro, Novo Bodocongó, Novo Horizonte, Portal Sudoeste (I, II e III), Presidente Médici, Ressurreição, Quarenta, Ramadinha, Sandra Cavalcante, Santa Terezinha, Sonho Meu, Santa Cruz, Santa Rosa, Serrotão, São Januário, Tambor, Três Irmãs, Velame, Vila Cabral de Santa Rosa e Vila Cabral de Santa Terezinha e distrito de Galante.

Área 2

Alto Branco, Bairro das Nações, Belo Monte, Bela Vista, Centro, Castelo Branco, Cuités, Centenário, Conceição, Condomínios Residence Privê, Sierra, Atmosfera e Green, Glória, Jenipapo, Jardim Continental, Jardim Tavares, Juracy Palhano, Jeremias, Lauritzen, Ligeiro, Louzeiro, Monte Santo, Monte Castelo, Nova Brasília, Palmeira, Prata, Residenciais Nenzinha Cunha Lima e Bonald Filho, Santo Antônio, São José, Pedregal, Universitário.

Fonte: G1.com