A extinção de 256 cargos comissionados na prefeitura do Recife foi anunciada nesta quinta-feira (31). De acordo com a administração municipal, esse número corresponde a 10% do total de cargos comissionados. Esta é uma das medidas de um plano que visa economizar R$ 50 milhões dos cofres públicos da capital pernambucana.
A previsão é que o projeto de lei com extinção dos cargos comissionados e a revisão de contratos siga para a Câmara Municipal do Recife na sexta-feira (1º). Segundo a prefeitura, o corte de despesas tem como objetivo aumentar os investimentos em ações, projetos e intervenções na cidade.
Os recursos economizados passam a ser destinados para obras como a requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, a construção do Hospital do Idoso, do Teatro do Parque e a finalização do Geraldão. Também está prevista a construção de novos Centros Comunitários da Paz (Compaz).
De acordo com a prefeitura do Recife, foram economizados cerca de R$ 1,5 bilhão desde a criação de um grupo de trabalho de controle de gastos, em 2014.
Mudanças no secretariado
O prefeito Geraldo Julio (PSB) também anunciou mudanças no secretariado. João Guilherme Ferraz assume a Secretaria de Governo e Participação Social, após deixar o Gabinete de Projetos Especiais, que passa a ser chefiado por Aldemar Santos. Guilherme Calheiros foi escolhido como titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e Antônio Júnior fica à frente da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.
Escolhido para assumir a Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho deixa a presidência do Procon Recife, que passa a ser comandado por Ana Paula Jardim. Rafael Figueiredo fica à frente da Procuradoria Geral do Município, em substituição a Ricardo Correia, transferido para a Assessoria Especial do Prefeito. André Nunes assume a Controladoria Geral do Município.
Marconi Muzzio assume a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas e a Chefia do Gabinete do Prefeito passa a ser comandada por Rodrigo Farias. A titular da Secretaria de Habitação do Recife passa a ser Isabella de Roldão e a Secretaria de Educação fica com Bernardo D´Almeida.
Com relação às secretarias executivas, Carlos Muniz comanda a de Coordenação de Gestão e Ana Paula Martins assume a de Política Sobre Drogas. As demais secretarias do Recife manteve seus titulares.
Fonte: G1