Ponte Duarte Coelho fica interditada até a Quarta de Cinzas (6). Galo tem roupa jeans, cores neon e uma crista black power neste ano.
A montagem do Galo Gigante, na Ponte Duarte Coelho, região central do Recife, atraiu curiosos na manhã desta quarta-feira (27). Dezenas de pessoas passaram pelo local, que foi interditado um dia antes neste ano, na noite da terça (26). Parte aproveita para fotografar o gigante, que vai tomando forma.
Curiosos acompanham montagem do Galo da Madrugada
Por volta das 9h, já era possível ver parte da estrutura montada. Como a ponte foi interditada, passageiros saltam dos ônibus e a atravessam a pé para chegar a compromissos do outro lado do rio.
O atendente Thiago Morais parou a caminho do trabalho para observa a montagem. Ele admite que quer ver o gigante da ponte montado o quanto antes. “A expectativa é sempre grande, pois é o maior símbolo do nosso carnaval. A gente fica ansioso para saber como é que vai ser a próxima escultura”, afirmou o atendente.
O músico João Ferreira veio de Cortês, na Zona da Mata Sul do estado, e aproveitou para conheceu o majestoso pela primeira vez. “Há muito tempo que eu queria conhecer, por morar no interior não tinha oportunidade. Ver o galo pela primeira vez é uma emoção diferente dos outros blocos que já participei”, contou.
Chamado de Galo Artesão pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega, o galo gigante exibe roupa jeans, cores neon e uma crista black power. Pelo menos 50% da estrutura é feita com materiais reutilizados de resíduos do Polo de Confecção de Pernambuco, no Agreste do estado.
Montagem do galo gigante atrai curiosos para a Ponte Duarte Coelho, na região central do Recife, nesta quarta-feira (27) — Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press
Mudanças provisórias
Com a interdição da ponte, importante corredor de ônibus, várias linhas foram afetadas e tiveram seus itinerários temporariamente modificados. O Grande Recife está fazendo uma campanha de orientação sobre as mudanças do trajeto, mas vale a dica de todos os anos: Sempre pegar o ônibus na parada que desceu.
A interdição da ponte, que geralmente ocorria na última quarta-feira antes do carnaval, foi antecipada em um dia neste ano a pedido da Fundação de Cultura do Recife. Em 2018, a montagem foi finalizada com 12 horas de atraso, por conta de chuva e ajustes na estrutura.
O Grande Recife Consórcio de Transporte mudou temporariamente 72 pontos de embarque e desembarque de passageiros, além do itinerário de 162 linhas de ônibus, por causa da interdição. Das linhas alteradas, 107 são convencionais, 13 são BRTs e outas 42 são bacuraus.
Fonte: G1.com